Após rompimento de reservatório da Casan, Sérgio Guimarães cobra fiscalização de estruturas em SC
Desde as 3h, desta quarta-feira (06), o deputado Sérgio Guimarães (União) acompanha a situação após o rompimento do reservatório da Casan, no bairro Monte Cristo, região continental de Florianópolis. Guimarães foi uma das primeiras autoridades estaduais a chegar no local e acompanhar as primeiras reações das vítimas. De acordo com o parlamentar, o primeiro ato foi levar os flagelados para uma área segura, já que pelo menos 150 famílias de 80 imóveis foram atingidas.
Além de casas, carros, motos e utensílios foram arrastados pela força da água. O parlamentar afirmou ainda que a tragédia poderia ter sido pior, se a parede que se rompeu fosse do outro lado, onde há uma área composta por diversas casas mais próximas à estrutura. “A parede que rompeu foi direto para a rua e evitou ainda mais perdas e riscos a quem vive naquela área.”
Guimarães lembrou ainda que as famílias perderam casas, carros e utensílios, roupas e alimentos com a força da água. Alguns imóveis foram totalmente destruídos. Logo após a ocorrência, as vítimas foram encaminhadas para abrigos abertos no próprio bairro. “Um verdadeiro cenário de guerra, que pegou todo mundo de surpresa e diante da tragédia registrada, é imprescindível o apoio para reconstruir e recuperar as perdas.”
Após amanhecer e os órgãos públicos conseguirem fazer um levantamento preliminar, chegou a conclusão que cerca de 2 milhões de litros causaram o acidente. Guimarães participou de reuniões com representantes da prefeitura, governo do Estado, defesas civis local e estadual. O intuito é buscar mecanismos para auxiliar os afetados pelo acidente. “Num primeiro momento além de acompanhar o apoio às vítimas, prestamos solidariedade aos afetados.”
O presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, também chegou durante a madrugada e logo pela manhã mobilizou as estruturas do município e estado. Destacou ainda que a Casan já estuda uma forma de auxiliar as pessoas que perderam tudo. Isso de forma financeira. “Precisamos dar um conforto, um apoio para os que foram afetados e precisamos ser muito rápidos com isso.”
Ainda pela manhã, o governador Jorginho Mello esteve no bairro e, na companhia do deputado Sérgio Guimarães, vistoriou toda área atingida. Mello afirmou que o primeiro momento será de atender os moradores e em seguida apurar as responsabilidades dessa ocorrência. “Essa obra é nova e foi finalizada em maio de 2022, por isso precisamos apurar as responsabilidades.”
O deputado Sérgio alertou sobre a necessidade de uma varredura nos cerca de 20 reservatórios da companhia espalhados por Florianópolis. O parlamentar relembrou ainda o incidente que causou perdas a moradores da Lagoa da Conceição, quando outra estrutura da Casan também rompeu. Ele cobrou ainda uma fiscalização minuciosa de todos os reservatórios da Casan em Santa Catarina, como medida preventiva. Ainda colocou a Comissão de Proteção Civil, na Assembleia Legislativa, o qual é presidente do colegiado, para auxiliar nos trabalhos junto ao governo do estado. “É nossa obrigação enquanto representante do povo fiscalizar e apoiar a população.”
Sérgio Guimarães também trouxe o tema para a tribuna da Alesc. Reforçou a importância de uma apuração rigorosa e propôs uma Frente Parlamentar para avaliar todo cenário no estado catarinense, mas também apurar esse episódio em específico. Na ocasião, Guimarães apresentou ainda vídeos que comprovam obras na tentativa de estancamento de vazamentos registrados na estrutura.
Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc