Após pedido de Fernando Krelling, Alesc promove Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de SC
Evento é nos dias 27 e 28 de março no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis e tem inscrições gratuitas e abertas à comunidade. veja como garantir a sua vaga
Pela primeira vez o Parlamento Catarinense reúne esportistas, dirigentes, técnicos, comunidade acadêmica e importantes pessoas ligadas ao esporte para aprofundar as discussões a respeito da gestão esportiva. O encontro é uma proposição do deputado estadual e vice-presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), Fernando Krelling (MDB), por meio da Comissão de Esportes e Lazer. O “Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de SC” ocorre de 27 a 28 de março no Auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e tem inscrição gratuita.
Serão dois dias intensos de palestras e troca de conhecimentos com nomes como o do presidente da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e vice-presidente das IFS (Américas na International School Sport Federation), Antônio Hora; do vice-presidente da Genius Sports no Brasil, Guilherme Buso; do técnico da Seleção Brasileira de Futsal, hexacampeão mundial e eleito o melhor tecnico de futsal do mundo em 2024, Marquinho Xavier; da responsável pela definição estratégica e planejamento simultâneo das missões do ciclo olímpico, Joyce Ardies; entre outros. A programação completa e o currículo dos convidados você confere abaixo.
Para o deputado Fernando Krelling, o encontro proporciona diálogo e muita troca de experiências. “É uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento contínuo do esporte em Santa Catarina. O Seminário fortalece a base e garante melhores resultados a médio e longo prazo, promovendo a melhoria contínua das práticas de gestão esportiva no estado”, defende o parlamentar de Joinville.
Ele continua destacando que pela primeira vez Santa Catarina vai reunir no Parlamento, na Capital, nomes do esporte nacional e internacional com muito conhecimento em gestão esportiva. “O que ele irão compartilhar conosco fará, certamente, a diferença na promoção do esporte catarinense nas bases, no dia-a-dia de cada equipe e gestor”, completa Fernando Krelling.
O seminário é promovido pela Comissão de Esportes e Lazer em parceria com a Escola do Legislativo Os interessados em assistir às palestras podem fazer inscrição no site da Escola do Legislativo da Alesc https://escola.alesc.sc.gov.br/.
Saiba mais: | Programação Completa
Quinta-feira, 27 de março
7h - Credenciamento
8h30 - Abertura
9h - Palestra: “Aposta responsável integridade no esporte”, com dr. Guilherme Buso
10h - Palestra: “Comunicação: a estratégia de que levou o Comitê Olímpico do Brasil à elite mundial no ciclo Paris 2024”, com dr. Paulo Conde
11h - Palestra: “Investimentos e resultados das políticas públicas nos esportes eletrônicos no Rio de Janeiro”, com dr. Carlos Gama
12h - Almoço
13h30 - Palestra: “Paradesporto: caminhos e possibilidades”, com prof. dr. Ciro Winckler
14h30 - Palestra: “Aspectos jurídicos do movimento olímpico”, com dr. Luciano Hostins
15h30 - Palestra: “Capacitação de técnicos esportivos: o caso do IBB”. com Sérgio Correa Carneiro
16h30 - Palestra: “A pressão é um privilégio para poucos”, com Prof. Dr. Marquinhos Xavier
Sexta-feira, 28 de março
8h30 - Palestra: “E-Sport no Brasil”, com LéoFontes
9h30 - Palestra: “Marketing no esporte - o case Paris 2024”, com Gustavo Herbetta
10h30 - Palestra: “ISB e CBDE: estruturas esportivas educacionais”, com Antônio Hora
11h30 - Palestra: “Esporte como educação: desafios e oportunidades”, com Arthur Borelli
12h30 - Almoço
13h30 - Painel: “Estrutura e organização logística do Team Brasil em Paris 2024, com Joyce Ardies
14h30 - Palestra: “Lei de Incentivo Estadual/PIE Decreto 780/23, com Renan Moresco Pirath
15h30 - Palestra: “Lei de incentivo: orientações para a apresentação de projetos esportivos na Lei de Incentivo ao Esporte Federal e comparações com a Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal", com Marcelo Ottolini
16h30 - Palestra: “Planejamento, programas e gestão do CBC”, com Emerson Appel
17h30 - Palestra: “Gestores esportivos catarinense”, com Fernando Faquin, Sérgio Correa Carneiro, Alexandre Beck Monguilhott
Saiba mais | Quem são os palestrantes
● Antônio Hora Filho - Graduado em educação física pela Universidade Federal de Sergipe e em gestão pública pela Faculdade Estácio de Sá, possui especialização em educação pela Faculdade Atlântico, prevenção ao uso de drogas pela Universidade de Brasília (UnB) e gestão esportiva avançada pelo Instituto Olímpico Brasileiro. Atualmente, exerce seu segundo mandato como presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e é vice-presidente das Américas na International School Sport Federation (ISF). Em outubro de 2024, durante a Gymnasiade no Bahrein, tornou-se presidente interino da ISF, sendo o primeiro brasileiro e o primeiro representante de um país do continente americano a ocupar essa posição. Com mais de 20 anos de experiência como gestor esportivo, ocupou diversos cargos no Governo do Estado de Sergipe, incluindo o de secretário municipal de Esporte. Além disso, teve uma carreira como atleta e árbitro de futebol. Ao longo de sua trajetória, organizou 73 campeonatos brasileiros e 11 torneios internacionais realizados no Brasil.
● Arthur Borelli - Fundador da Think Sports, empresa especializada em marketing e negócios esportivos, responsável pela gestão completa de programas de metodologias esportivas voltados para escolas e clubes, como a NBA Basketball School e o COB nas Escolas (programa oficial de iniciação esportiva escolar do Comitê Olímpico do Brasil). Também atuou em parceria com outras organizações renomadas, incluindo Ronaldo Academy, Sociedade Esportiva Palmeiras, Metodologia Gustavo Borges, Clínica de Natação Cesar Cielo, Metodologia Flavio Canto, La Liga Football School e Play Vôlei. É graduado em propaganda e marketing pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).
● Carlos Gama – Graduado em história (Licenciatura) pelas Faculdades Integradas Simonsen, especialista em história militar brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e com MBA em gestão do esporte pela Fundace FEARP USP. Carlos tornou-se vice-presidente de Games e Esports da ASSESPRO-RJ em 2022. Além disso, atua como editor-chefe da Revista Brasileira do Desporto Eletrônico e presidente do Conselho Consultivo da FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos). É fundador e diretor da equipe Colab Esports, cofundador da ESPORTSRIO e atuou como vice-presidente da Comissão do Grupo de Trabalho para Promover Estudos e Apresentar Propostas de Políticas Públicas para Esportes Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
● Ciro Winckler - Graduado em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1999, pós-graduado em ciências do movimento humano e reabilitação pela UNIFESP, mestre em educação física com ênfase em atividade física, adaptação e saúde, e doutor em educação física, ambos pela Unicamp. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de São Paulo e cientista do esporte. Além de sua destacada carreira acadêmica, desempenhou um papel importante no cenário do paradesporto, atuando como conselheiro de atletismo no Comitê Paralímpico Internacional e participando de cinco edições dos Jogos Paralímpicos de Verão. Coordenou o Projeto Paradesporto Brasil+ Acessível, com o objetivo de sistematizar, organizar e difundir o conhecimento sobre o paradesporto.
● Emerson Luiz Appel - É licenciado em educação física, especialista em fisiologia do exercício e em direito esportivo, além de gestor licenciado pelo curso avançado de gestão esportiva (Cage) do Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Atuou por mais de 30 anos na gestão de clubes e por oito anos como docente no ensino superior, lecionando nos cursos de educação física, administração e fisioterapia, bem como no curso de pós-graduação em Gestão do Esporte na Unisul/SC.
● Guilherme Buso - Sua trajetória profissional começou com a graduação em Jornalismo, complementada por uma pós-graduação em marketing e um mestrado em gestão do esporte pela Coventry University, na Inglaterra. Ao longo de mais de uma década, liderou a equipe de comunicação do NBB, onde coordenou o Jogo das Estrelas, considerado o maior evento de esporte e entretenimento do país. Além disso, realizou trabalhos para a Federação Paulista de Futebol, cobrindo jogos, competições e eventos, conduzindo entrevistas e desenvolvendo conteúdos institucionais. Também atuou na Puma Brasil. Atualmente, é vice-presidente da Genius Sports no Brasil, uma empresa global de tecnologia esportiva.
● Gustavo Herbetta – Com mais de 25 anos de experiência no mercado publicitário, atuou em grandes agências multinacionais como Publicis, DM9 e McCann, atendendo marcas líderes como Nestlé, Coca-Cola, Sony, Red Bull e Ambev. Em 2015, migrou para o marketing esportivo como Diretor de Marketing do Corinthians, alcançando o maior recorde comercial da história do clube até então. Foi responsável pela campanha 360º da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, para a CBF, além de atuar como CEO do maior evento de futebol da América Latina em 2019. Desde maio de 2022, ocupa a diretoria de marketing e eventos do COB, onde, no ciclo para Paris, alcançou o recorde de captação comercial e os melhores resultados de marca da história centenária do Comitê Olímpico Brasileiro.
● Joyce Ardies - Ao longo de sua carreira na gestão esportiva, Joyce acumula diversas premiações incluindo o prêmio de melhor projeto na VI edição do MEMOS em francês (2015), o prêmio acadêmico e atlético concedido pela Washington State House of Representatives (2010) e o ITA Regional Winner por liderança e espírito esportivo (2009). Sua formação acadêmica inclui um bacharelado em administração empresarial com ênfase em comércio exterior e recursos humanos, conquistado com bolsa por mérito acadêmico na University of Washington, onde também concluiu um mestrado em Intercollegiate Athletic Leadership. É especialista e mestre em Gestão de Organizações Esportivas (MEMOS), título chancelado pelo Comitê Olímpico Internacional na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Com ampla experiência internacional, liderou operações para o envio de delegações brasileiras aos Jogos Olímpicos, Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais, e atuou como subchefe de Missão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Atualmente, é responsável pela definição estratégica e planejamento simultâneo das missões do ciclo olímpico, gerenciando equipes, divisões de escopo, acompanhamentos e avaliações. Também é palestrante ativa em seminários promovidos pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC).
● Leo Fontes - À frente da Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), preside iniciativas voltadas à inovação, inclusão e o desenvolvimento da comunidade game no Brasil. Como CEO da BASE Gaming, principal complexo gamer do Norte e Nordeste, e da divisão de E-sports do Sport Club do Recife, lidera projetos estratégicos para o setor. Graduado em Administração, atua com foco na construção de operações de destaque, promovendo a inovação por meio dos games e contribuindo para o crescimento sustentável do ecossistema de E-sports no país.
● Luciano Hostins - Após se formar em Direito em 1995, Luciano iniciou sua atuação na área esportiva em 1997. Atualmente, é diretor jurídico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), cargo que ocupa desde 2018. Advogou na Court of Arbitration for Sport (Corte Internacional de Arbitragem Esportiva), sediada em Lausanne, na Suíça, em casos envolvendo atletas, dirigentes e entidades desportivas. Também atuou nos Superiores Tribunais de Justiça Desportiva (STJD) em diversas modalidades esportivas e presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem entre 2016 e 2018. Colaborou com Confederações Brasileiras de modalidades como ciclismo, judô, triathlon, remo, hóquei sobre grama, balonismo, aerodesporto, taekwondo, basquetebol e ginástica, além de Federações Catarinenses de ciclismo, judô, triathlon, remo, handebol, futebol de salão, karatê, xadrez, atletismo, tênis, taekwondo, motociclismo e automobilismo. Com experiência em casos de doping, atuou como relator, procurador ou advogado em processos de grande relevância. Nos anos de 2002/2003 e 2006/2008, foi membro do Conselho Estadual do Desporto como representante das Federações Desportivas do Estado de Santa Catarina. Além disso, Luciano possui experiência acadêmica, tendo lecionado em diversas universidades no Brasil.
● Marquinho Xavier - Mestre e doutor em ciências do movimento humano. Atua atualmente como treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e coordenador técnico de seleções da CBF. Sua trajetória começou com a graduação e pós-graduação em Educação Física pela Univille. Ao longo de sua carreira, conquistou 32 títulos, incluindo o Campeonato do Mundo FIFA 2024, a Supercopa do Brasil 2017 e o tricampeonato da Conmebol Libertadores da América (2017-2019), entre outros. Autor de cinco livros, foi indicado seis vezes ao prêmio de Melhor Treinador do Mundo, eleito duas vezes o Melhor Treinador da Liga Nacional e recebeu duas vezes o Troféu Destaque Profissional do Esporte. Além de sua atuação técnica, é sócio-proprietário da Amax Futsal e da Escola Marquinhos Xavier.
● Paulo Roberto Conde - Graduado em comunicação social - Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, Paulo consolidou sua carreira como diretor de comunicação e atualmente é responsável pela plataforma de streaming do Comitê Olímpico do Brasil. Atuou como subchefe de missão nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Sua trajetória inclui a produção de diversas reportagens e a cobertura in loco de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, com passagens por veículos renomados como TV Globo, Folha de S. Paulo e Lance!.
● Sérgio Correa Carneiro – Presidente do Instituto Basquete Brasil (IBB), vice-presidente da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB), ex-presidente da Associação de Pais e Amigos do Basquete de Blumenau (Abab), Técnico e atleta multicampeão da modalidade de basquetebol.
● Fernando Faquin - Atual presidente da Federação Catarinense de Voleibol, formado em educação física, empresário e gerente de Esportes, com mais de 25 anos de experiência no setor esportivo, atuando como técnico, árbitro e gestor esportivo.
● Alexandre Beck Monguilhott - É advogado especializado em direito desportivo, administrativo e público, com mais de 25 anos de atuação no esporte catarinense e nacional. Graduado em direito pela UNIVALI/SC, possui pós-graduação em direito público (ESMESC/FURB) e em gestão do esporte e direito desportivo (Católica/SC). Atuou como assessor e consultor jurídico em órgãos estaduais e entidades esportivas, além de gerente jurídico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com vasta experiência em tribunais desportivos, foi presidente do TJD do Futebol Catarinense, do STJD do taekwondo e do voleibol, além de auditor em diversas modalidades. Também presidiu a Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC e o Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina. Participou de congressos e seminários, contribuindo para o desenvolvimento e transparência do esporte como ferramenta de transformação social.
● Renan Moresco Pirath - Servidor do Estado de Santa Catarina desde 2010, com atuação em diversos órgãos da Administração Pública. Atualmente, integra a consultoria jurídica da Casa Civil. Especialista em direito desportivo, administrativo e constitucional, possui ampla experiência na área esportiva, tendo atuado na FESPORTE e em tribunais desportivos, como o TJD do Futebol Catarinense e o STJD de diversas modalidades. Também possui experiência na tramitação de projetos esportivos em nível federal e estadual e exerce a advocacia.
Saiba mais: | Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de Santa Catarina
O que: Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de Santa Catarina
Quando: 27 e 28 de março de 2025
Onde: Auditório Antonieta de Barros, Palácio Barriga Verde, Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina)
Inscrições: Gratuitas, por meio do site: Escola do Legislativo (https://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2874)
Informações: 48/3221-2828 48/3221-3129
Texto: Windson Prado