Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2016 - 15h01min

Ana Paula quer pesquisa com fosfoetanolamina em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima em visita às cidades paulistas de Cravinhos e São Carlos

A presidente da Comissão de Saúde, deputada Ana Paula Lima (PT), visitou no início desta semana o interior de São Paulo em busca de novidades sobre a produção da Fosfoetanolamina Sintética. A intenção da parlamentar é de que pesquisas com a substância, popularmente conhecida como “pílula do câncer”, sejam realizadas em Santa Catarina.

Ana Paula Lima esteve nas cidades de Cravinhos e São Carlos, onde conversou com um dos doutores responsáveis pela produção da Fosfoetanolamina, professor Salvador Claro Neto. “Foi muito positivo o encontro, pois recebemos novidades, por exemplo, de como estão as pesquisas nacionais. Além disso, conseguimos entender ainda melhor quais as expectativas com as cápsulas”.

Além dos estudos encomendados pelo governo federal, o estado de São Paulo também irá realizar uma pesquisa sobre a eficácia da Fosfoetanolamina. A substância será produzida em um laboratório em Cravinhos, com supervisão do professor Neto. “Conhecemos toda a estrutura e tivemos a informação de que nesses próximos dias já teremos uma produção piloto. Com isso, eles terão a noção exata de quanto poderão fabricar por mês. Porém, só em maio a produção inicia efetivamente”, explica Ana Paula. A empresa entregará insumos para serem encapsulados pelo laboratório estadual de São Paulo. Mil pacientes farão parte destes estudos.

A parlamentar busca ainda trazer a pesquisa para Santa Catarina. De acordo com a deputada, há muitos pacientes catarinenses que buscam na justiça acesso às cápsulas. “Podemos estar a frente nesta questão. Sabemos que a Unisul, por exemplo, tem interesse em participar deste processo. Se  Fosfoetanolamina for de fato o tratamento do futuro precisamos atuar em todas as frentes, estamos falando de esperança e qualidade de vida”, destaca.

 

Patricia de Melo
Assessoria de Comunicação
48.3221-2680/ 48.9608-8580

Voltar