Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/10/2015 - 17h08min

Ana Paula pede que municípios agilizem levantamento de prejuízos com chuvas

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

A deputada Ana Paula Lima (PT) alertou os prefeitos e as defesas civis municipais para que agilizem os levantamentos dos prejuízos causados pelas enchentes para que os recursos federais sejam liberados o mais rapidamente possível, a exemplo do que aconteceu em outras catástrofes em 2008 e 2011, quando um grande aporte de recursos do governo federal veio para Santa Catarina. Ana Paula também pediu aos municípios que continuem em alerta, em decorrência das chuvas previstas para continuar durante o mês de novembro.

“Já tínhamos conhecimento de que o El Niño viria e iria afetar grande parte do Estado de SC, inclusive algumas regiões que nunca foram atingidas pelo fenômeno”, disse a deputada. Ana Paula afirmou que no último sábado (24), a presidente Dilma Rousseff e o ministro Gilberto Ochhi, da Integração Nacional vieram a SC para tratar da liberação de recursos e medidas de apoio aos municípios prejudicados pelas chuvas.

“A presidenta Dilma tinha programado um sobrevoo pelo Estado e uma reunião em Rio do Sul com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados das regiões afetadas, mas a visita foi cancelada devido a questões de segurança diante do tempo instável”, lembrou. Mas, segundo a deputada, independente da presidenta não ter ido a Rio do Sul, os recursos estão assegurados.

Até agora, 20 municípios decretaram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal , o que facilitará a liberação de recursos emergenciais. Os volumes de precipitação de chuva em outubro superaram os 700 milímetros em algumas cidades. Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, 20 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. No Porto de Itajaí, na foz do rio Itajaí, os prejuízos são estimados em quase R$ 53 milhões. Ana Paula pediu também agilização por parte do governo do Estado para acelerar as obras de prevenção a desastres, que têm recursos assegurados pela da Jaica e do Pacto de Santa Catarina para a Defesa Civil, que prevê investimentos de R$ 600 milhões.

 

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar