Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2023 - 12h23min

Alesc promove Disque 100 nas escolas para combater violência sexual infantojuvenil

Imprimir Enviar

Ação reforça lei estadual e marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Por iniciativa da deputada Luciane Carminatti (PT), escolas da rede estadual de ensino começam a receber nesta quinta (18/05) adesivos de divulgação do Disque 100, canal de denúncia a vítimas de abuso e violência sexual infantojuvenil. O material deve ser distribuído pelos educadores a todos estudantes e colados na capa ou contracapa dos livros didáticos.

A ação reforça o cumprimento da Lei Nº 18.574/2022, que dispõe sobre o dever de divulgação do Disque Direitos Humanos – Disque 100, nos livros e materiais didáticos elaborados, adquiridos, disponibilizados ou patrocinados pelo Poder Executivo Estadual.

A Lei Estadual é de autoria da deputada Luciane Carminatti em conjunto com a então deputada Marlene Fengler (PSD) e estipula prazo de 180 dias após o início de sua vigência para implementação pelo Poder Executivo – prazo que vence em 23 de junho de 2023.

“O objetivo é contribuir permanentemente com as ações de combate à violência infantojuvenil, afinal, sabemos o quanto a escola é na prática o principal espaço de escuta, acolhimento, identificação e denúncia de casos relacionados a esse grave e triste problema”, destaca Luciane.

Conselhos Tutelares e outros órgãos relacionados ao combate à violência infantojuvenil também estão recebendo o material para contribuir com a entrega ao público-alvo da lei.

Disque 100
O Disque 100 é o canal oferecido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para receber denúncias que são imediatamente encaminhadas para os órgãos competentes.

Dia Nacional
A data escolhida para a ação é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído há 22 anos no Brasil com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, além de incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infantojuvenil.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar