Alesc aprova moção para criação de colégio militar em Jaraguá do Sul
Indicação foi feita pelo deputado estadual Antídio Lunelli
Foi aprovada nesta quarta-feira (15) a moção apresentada pelo deputado estadual Antídio Lunelli solicitando a criação de um colégio militar em Jaraguá do Sul. O texto será encaminhado agora ao governador Jorginho Mello. O parlamentar encabeça esse projeto desde 2019, quando ainda era prefeito do município, e na época encaminhou um pedido ao Estado.
Para o deputado, a instalação de uma unidade militar na cidade, exemplo de educação e segurança no país, seria motivo de orgulho para a população e elevaria ainda mais os índices de desempenho dos alunos da rede estadual. “Os resultados pedagógicos dessas instituições apresentam números acima da média de escolas estaduais e, em alguns casos, até da rede privada de ensino”, aponta.
Pouco antes da votação, Lunelli recebeu em seu gabinete a comandante da 12ª Regional da Polícia Militar, a coronel Arlene Villela. Ela destacou o caráter disciplinar dos colégios militares, que, além do conteúdo tradicional, abordam questões de hierarquia, civismo, respeito aos professores e valores humanos.
A criação da unidade em Jaraguá do Sul aconteceria por meio de convênio entre o Estado e Polícia Militar, com participação da prefeitura. O corpo docente do colégio seria formado por professores da rede pública de ensino e militares que possuem magistério específico.
Lunelli ainda aproveitou a tribuna para pedir que o Estado avalie a possibilidade de instalação de outras unidades em Santa Catarina, visando uma melhoria nos índices educacionais e na formação de jovens. “Os bons exemplos contaminam e nossos jovens precisam ter o direito de voltar a sonhar.”