Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2022 - 16h36min

Agricultores não conseguem acessar crédito para o enfrentamento da estiagem

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) informou que a Bancada do Oeste terá audiência nesta quarta-feira (2) com o governador Carlos Moisés para tratar mais uma vez sobre as ações de enfrentamento da estiagem em SC. Ele destacou que o governo lançou três programas, no valor de R$ 350 milhões, mas só o Reconstrói, que empresta até R$ 10 mil por agricultor, tem bastante procura. “Os demais programas ninguém está conseguindo acessar, porque o agricultor tem que penhorar o carro e a casa.”

Segundo o deputado, a Epagri recebeu 2.280 projetos para o Reconstrói e os recursos se esgotaram.  Há, no entanto, mais de 5 mil projetos de inscritos e chega a 25 mil o número de agricultores atingidos. “Os que não fizeram o Pronaf e que não foram para o banco estão com dificuldades de comprovar despesas, por conta das exigências, e acessar o crédito. Estão puxando água para atender o seu aviário, chiqueiro, ou gado de corte ou de leite.”

O deputado também disse que, em alguns lugares, os técnicos da Epagri são muito ágeis em fazer e encaminhar os projetos e em outros “a coisa não anda”. Fabiano ressaltou que os municípios estão disponibilizando técnicos das secretarias de agricultura e as próprias entidades sindicais estão dispostas a ajudar a fazer o levantamento das perdas. “Entidades como a Fetraf e a Via Campesina estão preocupadas porque precisam que os números cheguem até o governo e para que possam acessar o recurso público.”


 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar