Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2014 - 15h49min

2014 é o ano da Agricultura Familiar

O deputado Neodi Saretta lembrou hoje na tribuna a importância da agricultura familiar
Imprimir Enviar

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Neodi Saretta, destacou hoje no plenário a declaração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de que 2014 é o Ano da Agricultura Familiar. O parlamentar ressaltou a importância do agricultor familiar e os desafios enfrentados pela classe.

De acordo com o parlamentar, se faz necessária a continuidade da criação de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar. Saretta cita como grande incentivador para o fortalecimento do agricultor, bem como a permanência do jovem no campo, a existência do PRONAF Jovem. O programa serve como modelo de política pública de valorização da agricultura familiar por meio do estímulo à permanência dos jovens no campo.

Trata-se de uma linha de crédito destinada a jovens agricultores, entre 16 e 29 anos. O limite de financiamento da linha de crédito é de R$ 15 mil, com carência de três anos e prazo para pagamento de 10 anos, a juros de 1% ao ano. Com estes recursos, os jovens agricultores podem financiar qualquer atividade que gera renda, como projetos agropecuários, de turismo rural, de artesanato, implantação de pomar e horta.

Informou o parlamentar que apesar de sua participação significativa na produção agrícola e sua interação com outras atividades econômicas e sociais, estudos recentes realizados na Região Sul indicam que a agricultura familiar está perdendo os seus sucessores, com os jovens mudando do meio rural para a zona urbana. “Para que a agricultura familiar avance ainda mais e de forma cada vez mais sustentável, é preciso enfrentar esse desafio e hoje um dos principais fatores que motivam o jovem a ficar no campo, é o Pronaf Jovem”.

O PRONAF tem se mostrado uma importante ferramenta para incentivar a permanência no campo. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, gestor do Pronaf, no ano passado foram assinados mais de 2 milhões de contratos para financiar sua produção familiar, o que corresponde a mais de R$ 20 bilhões emprestados, em operações de custeio e investimento. Valor 11,3% superior ao do ano de 2012. O número de contratos foi 12,9% superior ao de 2012.

“Aliado ao Pronaf, temos a entrega de máquinas que beneficia pequenos agricultores . Somente esta semana, o governo federal entregou máquinas a 50 prefeituras catarinenses. A solenidade ocorreu em Criciúma e faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Foram entregues 10 motoniveladoras e 40 caminhões-caçamba”, concluiu Saretta.


Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar