Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/07/2018 - 19h28min

Votos nulos ou brancos não anulam uma eleição

Imprimir Enviar

Com a aproximação das eleições muitas dúvidas aparecem e os boatos começam a circular, principalmente nas redes sociais. Um dos mitos é de que a eleição será anulada se os votos brancos ou nulos somarem mais de 50% dos votos gerais. Isso não é verdade.

Tecnicamente não existe diferença entre voto branco e nulo, já que ambos não fazem parte da contagem na Justiça Eleitoral. Apenas os votos válidos são utilizados para eleger um candidato.

De acordo com a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Santa Catarina, Patrícia Sardá Lisboa, anular um voto não anula a eleição. A única forma de uma eleição ser anulada é quando um candidato eleito não consegue o registro, devido a impedimentos judiciais. Nesse caso, se ele tiver contabilizado mais de 50% dos votos válidos, devem ser convocadas novas eleições para este cargo específico.

Vale lembrar que este ano o eleitor deverá votar seis vezes: para deputado estadual, deputado federal, senador, segundo senador, governador e presidente da república.

Com informações da Rádio AL.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar