Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/04/2018 - 17h08min

Universitários catarinenses terão a oportunidade de vivenciar a rotina do Parlamento Estadual

Imprimir Enviar

A segunda edição do programa estágio-visita da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira vai reunir em Florianópolis 46 universitários de 31 cidades catarinenses, entre os dias 16 e 19 deste mês.

O objetivo da iniciativa é proporcionar a matriculados no Ensino Superior conhecimento sobre as atribuições do Parlamento catarinense e as atividades dos deputados estaduais.

"O projeto tem seu foco central no conhecimento sobre o Poder Legislativo Estadual e suas implicações para a sociedade. A programação é composta por formação técnica e de educação para a cidadania", explica Léa Medeiros, coordenadora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola.

Os estudantes indicados pelos parlamentares poderão acompanhar sessões plenárias, reuniões de comissões, além de palestras sobre política.

“Estamos buscando atrair os jovens, para que entendam como funciona o legislativo e a política”, declarou Américo Nascimento, coordenador da Escola.

A abertura oficial do evento está programada para as 17h45 de segunda-feira (16), no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth da Assembleia Legislativa, com participação de parlamentares. Na sequência, será realizada uma mesa-redonda sobre O Poder Legislativo e os 30 anos da Constituição Cidadã, com o ex-deputado estadual e ex-constituinte Cláudio Ávila da Silva, e o doutorando em História Ricardo Duwe.

No demais dias do evento, os estudantes poderão acompanhar as reuniões das comissões de Constituição e Justiça, na manhã de terça-feira, e de Finanças e Tributação, na manhã de quarta. Ambas serão realizadas no Plenarinho.

Na primeira edição do programa estágio-visita, que reuniu em Florianópolis 49 jovens de 28 municípios em outubro do ano passado, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, elogiou a iniciativa. Disse que “o grande desconhecido deste país é o legislativo", observando que as pessoas conhecem "o executivo porque faz e o judiciário porque manda prender, mas é no legislativo que são feitas as leis que regem nossas vidas”. Madruga também criticou o modelo de ensino vigente por “não permitir que os estudantes conheçam com funciona o legislativo, como os parlamentares atuam e como são criadas as leis”.

Veja a programação completa

Segunda-feira (16/04)

17h15 Abertura Oficial: com presença de parlamentares
18h45 Mesa-Redonda: O Poder Legislativo e os 30 anos da Constituição Cidadã - com Claudio Ávila da Silva (ex-deputado estadual e ex-constituinte) e Ricardo Duwe (doutorando em História pela UFSC) e mediação de Alcilea Medeiros Cardoso
Terça-feira (17/04) 

09h00 Participação dos estudantes na Comissão de Constituição e Justiça
11h00 Visita Guiada a dependências da Alesc
14h00 Palestra: Conhecendo as Atribuições das Comissões Permanentes e o Processo Legislativo da Alesc - com Maria Natel Sheffer Lorenz e Armando Luciano Carvalho Agostini
17h00 Mesa-Redonda: Os 30 anos da Constituição Federal e o Protagonismo da Advocacia - com Paulo Brincas (presidente da OAB-SC) e Clarissa Medeiros Cardoso (mestre em Direito e integrante da Comissão do Jovem Advogado da OAB-SC) e mediação de Ricardo Duwe
Quarta-feira (18/04) 

09h00 Participação dos estudantes na Comissão de Finanças e Tributação
11h00 Palestra: As Múltiplas Facetas do Protagonismo Juvenil - com Iago Gomes Pontes Nascimento (presidente do 18º Parlamento Jovem Catarinense)
14h00 Participação na Sessão Ordinária dos Deputados
16h30 Oficina: Conhecendo as Atribuições das Comissões Permanentes e o Processo Legislativo da Alesc - com
Maria Natel Sheffer Lorenz e Armando Luciano Carvalho Agostini
18h00 Audiência com o Presidente da Alesc deputado Aldo Schneider
Quinta-feira (19/04)  

08h30 Mesa-redonda com deputados estaduais
11h00 Palestra: Instrumentos de Transparência na Política - com Melissa Figueiredo Silvestre (pedagoga)
14h00 Visita ao Centro Administrativo
16h00 Encerramento - Plenário Osni Régis

Por: Rossani Thomas

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar