Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2014 - 12h22min

Parlamento catarinense celebra 15 anos de fundação de sua TV Legislativa

Imprimir Enviar

s 15 anos da TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina serão comemorados em sessão especial do Parlamento, na quarta-feira (19), às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis. Durante toda a semana, os visitantes podem conferir a trajetória da TVAL em uma exposição montada no Hall do Legislativo.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), a TVAL consolidou-se como importante veículo de comunicação institucional que garante a transparência e a divulgação dos trabalhos legislativos. "Sendo assim, parabenizo a TVAL pelos 15 anos de existência e pelo processo de abertura do sinal. Hoje, a TVAL já está disponível para toda a Grande Florianópolis e esperamos que o sinal aberto alcance também o interior, democratizando ainda mais o acesso às informações do Legislativo estadual", destacou Titon.
Há 15 anos, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina criou a segunda emissora de TV do Legislativo estadual no país – a primeira havia sido criada em 1995, em Minas Gerais. A TVAL foi oficialmente implantada no dia 25 de outubro de 1999. No início, contava com uma equipe pequena e utilizava equipamentos alugados. As sessões e reuniões de comissões eram gravadas e exibidas na sequência. Os programas foram implantados aos poucos, um deles, o Fala Deputado, conquistou espaço e permanece até hoje na grade de programação.

Hoje a TVAL conta com 14 programas, exibe três telejornais diários ao vivo, transmite as sessões, reuniões de comissões, seminários e audiências públicas. Até dezembro de 2013, transmitia via TV a cabo e internet. Em maio de 2013 a Mesa da Assembleia Legislativa assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados na chamada Rede Legislativa Nacional e hoje a TVAL  transmite em sinal aberto, em caráter experimental, para a região da Grande Florianópolis.

Na rede legislativa catarinense, dez TVs Câmaras compartilham sinal com a TVAL: Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Joaçaba e Lages.

As homenagens
Durante a sessão especial comemorativa serão homenageadas diversas personalidades que contribuíram para a implantação e consolidação da TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Ex-Presidentes da ALESC (últimos 15 anos):
- Gilmar Knaesel
- Onofre Agostini
- Volnei Morastoni
- Júlio Garcia
- Jorginho Mello
- Gelson Merísio
- Joares Ponticelli
- Romildo Titon
Ex-Diretores (as) e Ex-Coordenadores (as) da TVAL:
Diretores (as):
- Eloá Miranda
- Samir Machado
- Marise Ortiga Rosa ( Diretora e Coordenadora TVAL)
- Maria Ivonete Lessa ( Diretora e Coordenadora TVAL)
- Lúcia Helena Vieira
- Thamy Soligo ( Diretora e Coordenadora TVAL)
- Deka May
- Chico Alves
Coordenadores (as):
- Ilson Chaves
- Cláudio Schuster
- Maria Helena Pereira
- Walter Souza
- Alencar Tiepo
- Fabiano Marques
- Suelen Costa
Presidentes das Câmaras Municipais parceiras:
- Florianópolis
- São José
- Balneário Camboriú
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joinville
- Blumenau
- Lages
Representante dos funcionários:
- Valdir Mauricio ( mais antigo)

 

Lisandrea Costa
AGÊNCIA AL

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar