Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2019 - 15h35min

Assembleia entrega a Comenda do Legislativo Catarinense

Trinta pessoas e nove organizações foram agraciadas com a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do Parlamento estadual
Imprimir Enviar

A noite desta segunda-feira (25) foi de homenagens na Assembleia Legislativa. A comenda, instituída pela resolução 2/2008, unificou as homenagens concedidas pela Alesc com o objetivo de reconhecer e destacar ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.

“A cada ano a gente percebe a concorrência desse evento, as pessoas se esforçando para serem destaque, para serem percebidas por algum parlamentar dentro da sua atividade, seu dia a dia, seja de forma intelectual ou econômica”, afirmou o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB). “Nós acompanhamos a dedicação de todos os pares na busca do nome certo, na busca da entidade certa, para fazer com que esse evento se consolide cada vez mais como uma grande marca do Parlamento catarinense, um reconhecimento às pessoas que são importantes para o nosso Estado e para o nosso catarinense.”

O deputado Milton Hobus (PSD) falou em nome dos deputados e destacou a pluralidade de pessoas e organizações que, segundo ele, são “o extrato da realidade do povo solidário, trabalhador e empreendedor catarinense” representado nas homenagens. Ele ressaltou a posição privilegiada de Santa Catarina entre os estados brasileiros, mas com uma ressalva. “O grande diferencial é a nossa gente. A nossa gente é forte, a nossa gente é corajosa, a nossa gente e empreendedora e é muito solidária”, disse o parlamentar.

Para Hobus, as transformações científicas e tecnológicas mudam quase tudo no mundo, exceto o que chama de “os princípios verdadeiros da vida”. “A atividade humana sempre vai superar tudo. Ela é imprescindível para que uma sociedade evolua, seja harmoniosa, solidária. E isso é Santa Catarina. Parabéns a todos vocês homenageados que representam esse povo, esse Estado que tanto amamos.”

Reconhecimento
O escritor, palestrante e músico Marcos Petry – indicado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) – falou em nome dos homenageados. Petry é autista e ressaltou o ineditismo da oportunidade de alguém nesta condição falar na tribuna em nome dos novos agraciados com a comenda.

Marcos Petry disse ver a honraria como a forma da casa legislativa reconhecer as forças de vontade que moldam a vida do próximo. “Esse próximo sendo pessoa com ou sem deficiência, mas que tenha um projeto para contribuir com a sociedade, que tenha uma vontade de mudar um paradigma. E estar inserido nesse panorama é muito gratificante”, afirmou.

Segundo Petry, receber a comenda é um reconhecimento ao trabalho que faz com seu canal no YouTube, “Diário de um Autista”. “O que eu tentava fazer com meu canal hoje está aqui reconhecido, que é transformar o autismo de uma condição envolta em mistério, em estigma, em uma condição participante do Estado de Santa Catarina.”

Para ele, a honraria representa um incentivo ao seu trabalho. “Eu vou lutar ainda mais, assim como meus colegas comendadores, a partir de hoje, pelo projeto que eu defendo e pelas ideias que enchem nosso Estado de alegria e produtividade”, concluiu.

Para finalizar sua participação, Marcos Petry pediu licença para quebrar o protocolo e, ao violão, tocou e cantou o “Hino do Autista”. Ao final, foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Confira a lista dos deputados e seus homenageados:

Ada de Luca – Attilio Colitti
Altair Silva – Antonio Tiago da Silva
Ana Campagnolo – Gilberto Callado de Oliveira
Coronel Mocellin – Dona Yvonne Rebello
Dr. Vicente Caropreso – Marcos Petry
Fabiano da Luz – Balseiros do Rio Uruguai
Felipe Estevão – Charles Luiz Pereira
Fernando Krelling – Valdicir Kortmann
Ismael dos Santos – Nivaldo José da Rosa
Ivan Naatz – Bela Vista Country Club
Jair Miotto – Narcizo Parisotto
Jerry Comper – Darci Moretti
Jessé Lopes – Ama - Rec/SC
João Amin – Alice Thümmel Kuerten
José Milton Scheffer – Samir A. I. Muhamad Ahmad
Julio Garcia – Daniel Proença Feijó
Kennedy Nunes – Flavio Manoel Alves Monteiro
Laércio Schuster – OASET
Luciane Carminatti – Ernesto Meyer Filho
Luiz Fernando Vampiro – Arcílio Olivo
Marcius Machado – Hermes Antonio Tonini
Marcos Vieira – Estanislau Emílio Bresolin
Marlene Fengler – Patrícia Maria Zimmermann D’ávila
Maurício Eskudlark – Projeto Espelho Meu
Mauro de Nadal – Cooperativa Regional Itaipu
Milton Hobus – Horst Maul
Moacir Sopelsa – Rodrigo Falck Bortolini
Nazareno Martins – Mário Vogelsanger
Neodi Saretta – Abemasc
Nilso Berlanda – Edson Gaboardi
Padre Pedro Baldissera – Dorvalino e Marilene Comin
Paulinha – Hiltrudes Fantini Pereira
Ricardo Alba – 3º Batalhão de Bombeiros Militar
Rodrigo Minotto – André Mello Filho
Romildo Titon – Hospital e Maternidade de Santa Cecília
Sargento Lima – Romeu Ernesto Dressel
Sergio Motta – Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço
Valdir Cobalchini – Associação Maria Rosa (AMAR)
Volnei Weber – Manoel Mota

 

Marcelo Santos
AGÊNCIA AL

 

Voltar