Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/01/2017 - 15h16min

Vampiro assume Secretaria de Estado da Infraestrutura

Imprimir Enviar
Vampiro será o titular da pasta da Infraestrutura.

O deputado Luiz Fernando Vampiro (PMDB) protocolou o pedido de licença do cargo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para compor o secretariado do governo de Raimundo Colombo (PSD). A posse na Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) está marcada para quinta-feira (12), às 15 horas, no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo. Ele substitui João Carlos Ecker na pasta.

Advogado, com base eleitoral na região de Criciúma, no Sul do estado, Vampiro concorreu ao cargo de deputado estadual em 2014, quando obteve 35.799 votos. Assumiu a função como suplente em fevereiro de 2015 e efetivou-se em 1º de janeiro de 2017, em função da renúncia do deputado Gean Loureiro (PMDB) para comandar a Prefeitura de Florianópolis.

Substituto
A cadeira vaga no Parlamento deve ser ocupada pelo primeiro suplente da coligação que reuniu PSD, PMDB, PRB e DEM, Nilso Berlanda. O empresário disputou as eleições pelo DEM, conquistando 29.756 votos, mas filiou-se ao PR no ano passado. Fundador de uma das maiores redes de varejo do estado, Berlanda tem 55 anos e é natural de Nova Itaberaba, à época distrito de Chapecó.

Conforme a Diretoria Legislativa da Casa, Berlanda será convocado na sexta-feira (13). O suplente já ocupou cadeira na Alesc em dois períodos em 2016: entre 26 de abril e 24 de junho e de 7 de julho a 2 de novembro.

Primeiras medidas
A primeira atividade à frente da Secretaria de Estado da Infraestrutura é, segundo Vampiro, fazer um levantamento de todas as obras em andamento no estado. “Estamos atentos para dar continuidade ao programa de investimentos da secretaria, que é o Pacto por SC, da ordem de R$ 4 bilhões. Vamos fazer um roteiro nas regiões, vendo as obras de maior importância, para nos familiarizarmos com todo esse investimento, que é expressivo, e termos um diagnóstico da situação”, destacou. “Começaremos pela Ponte Hercílio Luz, uma obra importante para o trade turístico e de mobilidade urbana da Capital”, acrescentou.

A prioridade do novo secretário é potencializar as ações desenvolvidas pela SIE. “Um exemplo é o sistema aquaviário, em relação a cruzeiros marítimos. Temos uma orla muito expressiva, temos portos, mas não estamos aproveitando isso. Existe uma ação muito tímida, só no Porto de Itajaí. Temos outros portos que podem ser potencializados, inclusive Florianópolis. Mas, para isso, se não tem recursos do governo do Estado, temos que trabalhar com parcerias público-privadas. Por isso, vamos nomear um diretor da área indicado pelo trade náutico para potencializar o setor.”

Vampiro disse estar preparado para atender às demandas da sociedade. “É uma pasta muito cobrada pelos anseios de pavimentação, manutenção de rodovias, revitalização de portos, implementação e melhoria na qualidade de aeroportos. Pretendemos, ao longo desse período, potencializar e avançar, com o anúncio de novas obras e ações.”

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar