Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/07/2014 - 10h58min

Udesc fixa prazos para isenção da taxa de inscrição para o vestibular de verão 2015

Imprimir Enviar

Os candidatos ao vestibular de verão de 2015 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que quiserem solicitar isenção da taxa de matrícula para o certame devem ficar atentos. A instituição estabeleceu o dia 1º de agosto como data limite para a solicitação do benefício por critérios socioeconômicos. Já para os doadores de sangue, o prazo é entre 4 e 22 de agosto. A portaria normativa já está disponível para consulta.

O benefício pode ser pedido por pessoas que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na Udesc. Quem obtiver a isenção deverá efetivar a participação no vestibular no período geral de inscrições, a partir de setembro.

Conforme a portaria, ficarão isentos pelo critério socioeconômico os interessados que comprovarem não ter condições financeiras de pagar a taxa. A medida, porém, não atinge aqueles que desejarem realizar as provas por experiência. “Além da análise da documentação, aos postulantes por critérios socioeconômicos serão analisados itens como a renda familiar. Já os doadores de sangue, terão que provar terem feito, no mínimo, três doações no período de um ano”, explica a coordenadora do vestibular, Rosângela Machado.

A solicitação deve ser feita por meio de formulário específico, acompanhado da documentação pessoal. A solicitação também pode ser entregue por um representante legal nas cidades listadas na portaria. Remessas pelo correio não serão aceitas. A comissão avaliadora do vestibular analisará as solicitações e poderá fazer visita domiciliar e/ou contato telefônico aos requerentes. A lista dos pedidos aprovados será divulgada na página oficial da Udesc a partir de 29 de agosto.

Obras literárias, cursos e edital
A relação das obras literárias para o vestibular de verão de 2015, que acontece no dia 16 de novembro, também já foi liberada pela Udesc. São cinco os livros listados:

  • Antônio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa (orgs.), "Cronistas do descobrimento", Ática;
  • Fernando Gabeira, "O que é isso, companheiro?", Codecri;
  • Machado de Assis, "Várias histórias", Martin Claret;
  • Milton Hatoum, "Relatos de um certo Oriente", Companhia das Letras;
  • Rubem Fonseca, "Agosto", Nova Fronteira.

Já a relação dos cursos e o edital, serão publicados no primeiro dia do prazo geral de inscrições, em setembro. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da Udesc pelos telefones (48) 3321-8098 e 3321-8147, das 13h às 19h, ou por mensagem para vestiba@udesc.br.

Quarta chamada do vestibular de inverno de 2014
A Udesc informa ainda que aos candidatos aprovados no vestibular de inverno de 2014, cuja quarta chamada foi divulgada no último dia 22, têm até esta quinta (24) para realizar a matrícula. O processo pode ser feito pessoalmente na secretaria de ensino do centro do curso escolhido, ou por meio um procurador legalmente constituído, com todos os documentos exigidos pelo edital. A instituição observa que os candidatos optantes pelo sistema de cota para negros precisam assinar uma autodeclaração.

Quem não comparecer à matrícula ou não apresentar toda a documentação listada, perderá o direito à vaga e será substituído pelos próximos candidatos da lista de espera, respeitando o programa de ações afirmativas da Udesc. De acordo com o cronograma da Coordenadoria do Vestibular, a universidade pode realizar até 12 chamadas se houver vagas não preenchidas. A última delas está marcada para 19 de agosto, o que permitirá ao estudante registrar frequência mínima de 75% nas disciplinas da primeira fase do curso.

A coordenadoria recomenda ainda aos candidatos da lista de espera que providenciem antecipadamente a documentação exigida pelo edital, tendo em vista que as aulas do segundo semestre letivo começam no dia 28 de julho.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar