Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/07/2015 - 19h45min

TVAL inaugura novo formato do Programa Fala Jovem

Imprimir Enviar
Presidente da Alesc, Gelson Merisio, fala aos jovens. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O programa Fala Jovem, veiculado pela TV da Assembleia Legislativa (TVAL), inaugurou na noite desta quinta-feira (30) um novo formato. Mais dinâmico, com mais participações culturais e, a partir de agora, com transmissão ao vivo.

O auditório da Faculdade Cesusc, em Florianópolis, serviu de palco para o programa, com plateia ocupando sua capacidade máxima. Os jovens falaram sobre assuntos sérios, como voluntariado, racismo e preconceito, empreendedorismo e participação política, mas também se divertiram com as atrações culturais. A banda Dazaranha animou os presentes do início ao fim; o grafiteiro Wagner Wags produziu uma tela durante o programa; teve, ainda, a participação de Dona Bilica, personagem cômica que encanta por caracterizar os manezinhos da Ilha, e do cartunista César Cartum.

A proposta é discutir assuntos políticos e sociais pela voz dos jovens catarinenses. Diferente de outros programas da TVAL, o Fala Jovem não vai dar destaque aos parlamentares. Os protagonistas são os jovens com iniciativas positivas e que fazem a diferença na comunidade onde vivem.

Maycon Souza,  estudante de magistério, foi o personagem principal do 3º bloco do programa. Estagiário da Secretaria Geral da Presidência da Alesc pelo Programa Antonieta de Barros, ele abordou questões ligadas ao racismo e ao preconceito e falou sobre os projetos sociais dos quais participa e que têm como objetivo mudar a realidade de crianças e adolescentes que vivem nas periferias.

"A importância deste programa é dar voz ao jovem, independentemente de classe social, religião ou opção sexual. Acredito que possamos debater diversos assuntos e pensar num futuro mais justo." Maycon falou sobre movimentos sociais e sobre a importância da participação nas comunidades, principalmente a do Bairro Monte Cristo, onde mora.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), refletiu sobre a crise institucional e econômica pela qual o país passa, mas ressaltou que a pior crise atravessada pelo Brasil é a de líderes. "A geração política que está hoje finalizando um ciclo é a dos anos 1970. Estamos iniciando, a partir de agora, um novo ciclo e essa transição carece de líderes que assumam posições difíceis e que se comprometam com mudanças profundas, como as relativas à ética. A participação dos jovens é essencial neste processo."

Segundo o parlamentar, incentivar a participação das mulheres e dos jovens para oxigenar o processo da liderança genuína, que vem dos serviços comunitários, voluntários, é o único caminho para que num espaço de tempo, de médio a curto, se possa vencer com democracia e ética.

Prudente Mello, presidente da Faculdade Cesusc, acredita na importância do Fala Jovem principalmente para que os jovens estejam em sintonia com atividades culturais, políticas e comunitárias. "Desenvolver a cidadania, trabalhar com democracia e direitos humanos é fundamental para enfrentarmos até mesmo o momento que estamos vivendo. Engajar-se na vida política, não necessariamente de modo partidário, mas traçando uma contribuição efetiva, dá uma dimensão maior ao processo dinâmico, vivo na sociedade."

Mello destacou pontos das manifestações populares no Brasil, com proposta democrática, mas disse que alguns grupos negam esse valor fundamental. "Tem gente pedindo o retorno da ditadura. Isso é uma contradição, uma coisa absolutamente sem sentido. Quem pede por isso, não tem consciência do gravame que foi esse processo no país e dos prejuízos que trouxe. Programas como o Fala Jovem enaltecem a democracia e trazem o valor de uma ação que combina arte e política."

Novo formato

A partir de agora, o Programa Fala Jovem será quinzenal, sempre com transmissão ao vivo às quintas-feiras, a partir das 19 horas, com várias reprises ao longo da semana. O primeiro programa foi feito em Florianópolis, mas a intenção é percorrer todo o estado, de acordo com a diretora de Comunicação Social da Alesc, Thamy Soligo.

"O objetivo é criar uma interatividade. O programa já existe há muito tempo, inclusive com gravações em outras regiões do estado, mas sentimos a necessidade de atualizá-lo para ficar mais de acordo com a expectativa dos jovens. Estamos incentivando a participação por meio das redes sociais, trazendo atrações culturais para atrair a atenção da juventude, dos estudantes. Isso é fundamental para a eficiência do programa", destacou Thamy.

O público que não estava presente na Faculdade Cesusc também pode participar do primeiro programa ao vivo, pela internet, por meio das redes sociais da Assembleia Legislativa.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar