Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/07/2018 - 17h06min

Taquigrafia, o Parlamento acessível ao cidadão hoje e à história amanhã

Imprimir Enviar
Audiência pública - Plano Nacional de Defesa Civil, 03/06/2011
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Dia de sessão. Um deputado faz um discurso e, em seguida, sua fala já está à disposição do cidadão. As deliberações de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou de uma Audiência Pública também são facilmente consultadas na internet. O acesso rápido e facilitado a essas informações acontece por conta de um trabalho pouco conhecido, mas essencial para as atividades legislativas: o dos taquígrafos. Estes profissionais, presentes na Câmara, Senado e nas Assembleias Legislativas em todo Brasil, desempenham o papel de registrar com a máxima fidelidade a memória e a história do Parlamento.

Os taquígrafos utilizam um sistema milenar de códigos que permite escrever com a velocidade da fala. O registro é feito presencialmente e, na sequência, o texto é traduzido para o português, revisado e publicado. Entre as finalidades, destaca-se o respeito ao cumprimento do princípio da publicidade, já que, via de regra, todas as informações são públicas e devem ser facilmente acessadas.
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina os profissionais de taquigrafia trabalham em duas equipes: a primeira é responsável pelos registros do Plenário - Sessões Ordinárias, Solenes e Especiais; a segunda acompanha as Audiências Públicas e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).
Pegando como exemplo o último ano, 2017, a taquigrafia das comissões acompanhou, registrou, revisou e publicou na página da Assembleia Legislativa as atas referentes a 82 Audiências Públicas, somando 540h de trabalho presencial, o que equivale a 45 dias inteiros de trabalho.
Ainda que a inovação tecnológica ajude na agilidade do trabalho de taquigrafia, nesta área não é possível substituir o ser humano, já que é preciso um exercício criterioso de revisão do conteúdo para que se tenha máxima fidelidade no registro dos dados. Para complementar o trabalho, desde 2008 os áudios das sessões, reuniões e audiências também são arquivados digitalmente e podem ser disponibilizados mediante solicitação.

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar