Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/04/2014 - 12h21min

Sicoob Central SC recebe homenagem do Parlamento catarinense

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promoveu uma sessão especial, na noite de quarta-feira (2), em homenagem à Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (Sicoob Central SC), que representa 40 cooperativas no estado, pela atuação como propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades em que estão inseridos. O evento, realizado no Plenário Deputado Osni Régis, reuniu autoridades, presidentes das cooperativas filiadas, dirigentes de outros segmentos do cooperativismo e parceiros.

De acordo com o presidente do Sicoob Central SC, Rui Schneider da Silva, trata-se da segunda instituição financeira com o maior número de agências no estado, atrás apenas do Banco do Brasil. Está presente em 223 municípios catarinenses, 75% do total, com 322 pontos de atendimento. “Terminamos o ano de 2013 com mais de 500 mil associados e estamos expandindo a nossa área de atuação para o Rio Grande do Sul”, disse. Conforme Silva, é também a segunda maior financiadora da produção agrícola catarinense, com mais de R$ 800 milhões de recursos repassados aos produtores.

A Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina, constituída em novembro de 1985, tem como objetivo unificar e fortalecer as cooperativas singulares filiadas na promoção de crescimento em escala. “Procuramos sempre capacitar nossos associados e dirigentes, capitalizar e supervisionar as cooperativas para que elas tenham um futuro melhor”, declarou o presidente do Sicoob Central SC.

Em seu pronunciamento, Silva comentou sobre o Projeto de Lei 49/2013, de autoria do Poder Executivo, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo em Santa Catarina. “Gostaríamos de ver este estado preferencialmente cooperativista. E, neste sentido, a Assembleia Legislativa tem muito a contribuir, pois o projeto de lei de que trata do tema tramita na Casa. Esperamos que ele seja aprovado em breve para valorizar ainda mais o segmento”.

O proponente da sessão especial, deputado Maurício Eskudlark (PSD), destacou a importância das cooperativas de crédito para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda. “É uma homenagem justa, pois o Sicoob Central SC tem ajudado milhares de pessoas, empresas e empreendimentos em Santa Catarina e no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, melhor distribuição de renda e qualidade de vida para a população”, disse.

O parlamentar ressaltou que o reconhecimento à atuação da instituição se dá em um momento propício, em que diversas cooperativas completam 25 anos de atividades. “É um bom momento para o Parlamento catarinense registrar o esforço de dirigentes, funcionários e associados para consolidar uma cultura baseada no cooperativismo, no valor da coletividade, na união de esforços para a resolução de problemas e para a concretização de muitos sonhos de pessoas e famílias”.

Eskudlark fez questão de registrar que o Sicoob de São Miguel do Oeste recebeu, em dezembro de 2013, a Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), salientou que o cooperativismo catarinense é referência nacional. “Parabenizo todos aqueles que construíram e consolidam essa história de sucesso, que orgulha todos os catarinenses”. Também prestigiaram a solenidade os deputados José Milton Scheffer (PP), Jailson Lima (PT) e Dirceu Dresch (PT).
Participaram do evento o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Herneus de Nadal; o coordenador da Freencop Nacional (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo), Odacir Zonta (PP/SC); o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo; o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro), Luiz Vicente Suzin; e o representante da Câmara Municipal de Xanxerê, vereador Fernando Callfass.

 


Homenageado pela Alesc:
- Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central de Santa Catarina

Homenageados pela instituição:
- Maria Luisa Lazarim, presidente do Sicoob Crediauc
- Francisco Greselle, presidente do Sicoob Credicanoinhas
- Francisco Greselle, conselheiro de Administração, representando o Sicoob Confederação
- Lauri Inácio Slomski, presidente do Sicoob Oestecredi
- Hermes Barbieri, presidente do Sicoob Credial
- Otávio Henrique de Almeida Tessaro, presidente do Sicoob Credicampos
- José Zeferino Pedrozo, representando o Sicoob Credirio
- Eloi Frazon, presidente do Sicoob Maxicredito
- Neivo Panho, representando a Cooper Central Aurora
- Neivo Panho, representando a Cooperleite
- Neivo Panho, representando a Oecesc
- Rubens Rodrigues Filho, diretor do Bancoob
- deputado Maurício Eskudlark (PSD)

(Ludmilla Gadotti)

Voltar