Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2020 - 21h32min

Rotary Internacional recebe homenagem pelos 115 anos de fundação

Imprimir Enviar
Helvino Wilsmann, governador do Distrito 4652, recebe homenagem do deputado Fernando Krelling

Os 115 anos de fundação do Rotary Internacional foram tema da sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada na noite desta quinta-feira (12). Proposta pelo deputado Fernando Krelling (MDB), a homenagem destacou 26 projetos e clubes dos distritos 4652 e 4740 da instituição em Santa Catarina.

“O Rotary é uma entidade que faz um trabalho fantástico no mundo todo. Está aqui em Santa Catarina há mais de 85 anos. São praticamente 5 mil pessoas espalhando o bem e fazendo o bem com muita fé, coragem e força de vontade”, avaliou o parlamentar. Para ele, o grande fator de sucesso do Rotary é ter uma ação coletiva “pautada na amizade”, na junção de forças de todos os segmentos, de todas as classes sociais, sem qualquer interferência, fazendo com que o próximo seja atendido. “Eles acabam abrindo mão do individual e focando no coletivo”, citou.

No estado, são 3,7 mil rotarianos associados, distribuídos em 170 clubes de serviços. O governador do Distrito 4740, sediado em Chapecó, João Carlos Rossa Becker, explicou que o Rotary presta um grande trabalho para a comunidade onde está inserido.

“Trabalhamos muito com aspectos como meio ambiente, educação, saúde, onde há um investimento muito grande, focado na questão da erradicação da paralisia infantil”, informou.

Outra bandeira do Rotary Internacional é voltada para a juventude. “No nosso distrito temos um programa forte de intercâmbio de jovens. Atualmente, são 22 jovens nossos no exterior e recebemos 22 estrangeiros”, citou.

A entidade também atua com ações para crianças até 12 anos, para adolescentes entre 14 a 18 anos e para pessoas a partir dos 18. “O grande objetivo é a preparação de lideranças, pensando no futuro da humanidade”, avaliou.

Sustentabilidade
Para Helvino Wilsmann, governador do Distrito 4652, cuja sede é em Joinville, o Rotary é uma entidade secular. “E a gente tem que dar graças que conseguimos nos manter, pois muitas outras que surgiram já desapareceram. A capacitação e adaptação dos associados, dentro das necessidades que cada momento [da história] exige, permitem essa sustentabilidade. Por isso que estamos aí e a data de hoje para nós é muito significativa”, considerou.

De acordo com ele, a homenagem do Parlamento significa o reconhecimento do trabalho que a instituição faz em prol da sociedade. “Fazemos projetos humanitários sempre visando melhorar a qualidade das comunidades. Essa homenagem é energia e motivação para continuar nosso trabalho, que é totalmente voluntário”, concluiu.

Destaque nacional
Uma das ações do Rotary de Santa Catarina de destaque é o Projeto Disaster Aid International, que foi reconhecido em 2019 como um dos sete no mundo capacitados para ajudar em situações de calamidade. “Fazemos com que a água potável seja distribuída em regiões onde aconteceram catástrofes”, explicou Fernando da Silva Tomé, diretor da iniciativa no Estado, sediada em Chapecó.

De acordo com ele, o projeto conta com três filtros de água de grande capacidade. Essas ferramentas são deslocadas, por exemplo, para locais onde o despejo de agrotóxicos ou uma enchente impeça o consumo da água. “Já tivemos a oportunidade de ajudar mais de 600 famílias no Brasil, principalmente na região Nordeste, além do Paraguai e da Guatemala”, contou.

Os filtros, que custam 25 mil dólares cada um, são emprestados para os governos municipais das áreas prejudicadas. “Depois que são utilizados e o problema é solucionado, eles nos são desenvolvidos para que possamos ajudar em outras regiões”, comentou.

Homenageados

  • ROTARY CLUB DE LAGES, em reconhecimento ao clube mais antigo de Rotary em atividade no Distrito 4740, fundado em 20 de outubro de 1968.
  • ROTARACT CLUB DE PINHALZINHO, em reconhecimento ao clube mais antigo de Rotaract em atividade no Distrito 4740, fundado em 18 de novembro de 1975.
  • INTERACT CLUB DE CAMPOS NOVOS, em reconhecimento ao clube mais antigo de Interact em atividade no Distrito 4740, fundado em 16 de julho de 2001.
  • ROTARY CLUB DE JOINVILLE, em reconhecimento ao clube mais antigo de Rotary de Santa Catarina, com 85 anos de atividades.
  • ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS, em reconhecimento ao segundo clube mais antigo de Rotary de Santa Catarina, com 80 anos de atividades.
  • ROTARACT DO DISTRITO 4652, em reconhecimento ao programa de liderança do Rotary Internacional que agrega jovens com idades entre 18 e 30 anos.
  • INTERACT DO DISTRITO 4652, em reconhecimento ao programa de liderança do Rotary Internacional que agrega jovens com idades entre 14 e 18 anos.
  • 30 ANOS DE ADMISSÃO DAS MULHERES NO ROTARY INTERNACIONAL, em reconhecimento às três décadas em que o Rotary Internacional admitiu mulheres em seu quadro associativo, sendo um momento marcante da história da instituição.
  • ROTARY CLUB DE CRICIÚMA
  • ROTARY CLUB DE CRICIÚMA - OESTE
  • ROTARY CLUB DE CRICIÚMA - RIO MAINA, em reconhecimento à criação do Bairro da Juventude, em 1º de setembro de 1949, numa iniciativa dos clubes do Rotary Internacional.
  • ROTARY KIDS DE ANITA GARIBALDI, em reconhecimento ao clube mais antigo de Rotary Kids em atividade no Distrito 4740, fundado em 05 de novembro de 2005.
  • PROJETO VERDE VIDA, em reconhecimento aos 25 anos deste programa oficina educativa, que colabora com a região Oeste de SC em ações de inclusão social e de sensibilização para as responsabilidades ambientais.
  • ROTARY CLUB DE PINHALZINHO, em reconhecimento ao empenho dos seus associados, onde 100% dos rotarianos efetivaram contribuições junto a Fundação Rotária.
  • ROTARY CLUB DE CHAPECÓ - SUL CENTENÁRIO, em reconhecimento ao empenho dos seus associados, onde 100% dos rotarianos efetivaram contribuições junto a Fundação Rotária.
  • ROTARY CLUB DE LAGES – ALVORADA, em reconhecimento ao empenho dos seus associados, onde 100% dos rotarianos efetivaram contribuições junto a Fundação Rotária.
  • PROJETO DISASTER AID INTERNATIONAL, em reconhecimento ao Disaster Aid Brazil, que trabalha para auxiliar na reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais. No Brasil, o projeto tem como sede o Rotary Club de Chapecó São Cristovão, de Chapecó (SC).
  • ROTARY CLUB DE ITAJAÍ – PRAIA, em reconhecimento ao clube com maior captação e adesão ao programa Empresa Cidadã no período entre 1º de julho de 2019 a 20 de fevereiro de 2020.
  • ROTARY CLUB DE POUSO REDONDO, em reconhecimento ao clube com maior crescimento líquido com relação ao número de associados no período entre 1º de julho de 2019 a 20 de fevereiro de 2020. Com este crescimento, o clube aumentou em mais de 100% a quantidade de associados.
  • ROTARY CLUB DE POMERODE - NOSSA PEQUENA ALEMANHA, em reconhecimento ao clube mais novo do Distrito 4652, fundado em novembro de 2019, com mais de 20 associados.
  • ROTARY CLUB DE TIMBÓ, em reconhecimento ao clube que apoiou e deu total suporte à fundação de um novo clube no Distrito 4652: Rotary Club de Pomerode - Nossa Pequena Alemanha.
  • ROTARY CLUB DE TIMBÓ - PÉROLA DO VALE, em reconhecimento ao clube que apoiou e deu total suporte à fundação de um novo clube no Distrito 4652: Rotary Club de Pomerode - Nossa Pequena Alemanha.
  • ROTARY CLUB DE BLUMENAU - FLORES DO IPÊ, em reconhecimento ao clube com maior contribuição para a campanha Pólio Plus, no distrito 4652, no período entre 1º de julho de 2019 a 20 de fevereiro de 2020. A campanha de erradicação da Pólio é uma das grandes bandeiras do Rotary Internacional desde 1985.
  • NÚCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO (NRDC) DO DISTRITO 4652, em reconhecimento ao programa que envolve projetos sociais, do qual integrantes da comunidade ajudam a mobilizar os moradores locais.
  • PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS (PIJ) DO DISTRITO 4652, em reconhecimento ao programa que oferece, aos jovens de 15 a 19 anos de idade, a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes.
  • ROTARY CLUB DE RIO DO SUL, em reconhecimento ao clube com maior contribuição à Fundação Rotária do Distrito 4652, no período entre 1º de julho de 2019 a 20 de fevereiro de 2020.
Voltar