Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2015 - 18h53min

Rendas e bordados inspiram a criação de telas

Imprimir Enviar
Isabel Possidonio na abertura de sua exposição "Renda-se às cores" FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A influência das rendas e bordados e a inspiração neste universo dá título à exposição Renda-se às cores, que pode ser contemplada na Galeria de Arte Ernesto Meyer filho, no hall da Assembleia Legislativa, até o dia 13 deste mês. O expectador terá a oportunidade de conferir nas obras a alma inquieta e alegre de Isabel Possidonio, que entrelaça moda e arte com liberdade e emoção.

O estilo contemporâneo e livre da artista pode ser percebido por meio das linhas orgânicas que norteiam as obras. As telas têm origem nos desenhos de coleções de rendas e bordados para produtos de moda criados pela artista, e se fundem entre formas abstratas e figurativas, coloridas, com harmonias de cores quentes e frias, e suas complementares.

“As coisas aconteceram por acaso. Eu trabalhei muitos anos na empresa Hoepcke Bordados, onde criava as rendas, os bordados e as técnicas para que fossem executados”, conta Isabel, que se afastou da empresa há três anos, completou o curso de Moda da Udesc e começou em casa, há dois, no período da licença maternidade, a rabiscar desenhos, contornados por rendas.

Isabel traz as referências da moda e das rendas, particularidades do universo feminino, unidas à alegria das cores, em sua primeira exposição. “A minha personalidade esta estampada em todas as telas, nas cores, na alegria, no universo feminino. Estou estudando para adaptar técnicas novas, mas sempre dentro deste universo que eu criei, com linhas rebuscadas e referências nos bordados, em algumas telas de maneira mais sutil, em outras mais aparentes. Foi o que se transformou na identidade do meu trabalho. Essa foi minha maior influência. Talvez não existisse a Isabel que pinta se eu não tivesse antes trabalhado como designer, na criação.”

Sobre a artista

A artista e designer de superfície é natural de São Bonifácio, Santa Catarina. Isabel é graduada em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Especialista em Moda, Gestão e Marketing, na Faculdade Senac. Em seu currículo, constam 23 anos de experiência na área de criação e desenvolvimento de coleções de rendas e bordados para grandes marcas e estilistas de renome nacional e internacional. Atualmente, desenvolve pintura em telas e ministra oficinas e cursos para criação de produtos de moda e decoração, com ênfase no reaproveitamento e transformação de materiais (Upcycling), criação de acessórios de moda, transformação de superfícies têxteis e pintura sobre bases variadas.

Em junho de 2014, participou da mostra coletiva “Diálogos Expostos” na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar