Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2015 - 23h04min

Região de Ituporanga pede nova ligação com a BR-282 e com o litoral

Imprimir Enviar
Participantes da audiência votam nas prioridades elencadas para a região de Ituporanga. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Representantes dos municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ituporanga lotaram, na noite desta terça-feira (7), o auditório da EEB Aleixo Dellagiustina, em Ituporanga, para escolher as 12 prioridades da região para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa, também escolheu as três ações da região para o orçamento do estado para 2016.

Os participantes da audiência conseguiram adicionar ao PPA três reivindicações que não estavam inicialmente previstas pela SDR. Por sugestão da secretária de Assistência Social de Petrolândia, Ana Carolina Capistrano, foi inserida a construção de Creas (Centros de Referência de Assistência Social) entre as ações.

A outra sugestão partiu do prefeito de Vidal Ramos, Laércio da Cruz. Ele pediu a conclusão do asfaltamento entre Vidal Ramos e Botuverá. “Será uma nova opção de acesso à BR-101, desafogando o trânsito da BR-470, dando mais segurança a quem precisa se deslocar para o litoral. Essa obra não vai beneficiar só Vidal Ramos, mas toda uma região”, disse.

Outra obra viária escolhida pelos participantes é o asfaltamento da estrada que liga Petrolândia à BR-282. O prefeito de Petrolândia, Joel Longen, afirmou que restam pouco menos de 30 quilômetros para concluir a pavimentação. Segundo ele, essa será uma nova ligação entre o Alto Vale e a Serra Catarinense.

O prefeito de Alfredo Wagner, Nadir Schmitz, pediu a inclusão de auxílio por parte do estado para a manutenção das estradas municipais não asfaltadas. “Se cada município for olhar para seus problemas, fica difícil eleger prioridades. Nós temos que focar nas ações regionais, que vão beneficiar o maior número possível de cidades”, defendeu.

Em contrapartida, uma das ações previstas inicialmente, a construção de uma Policlínica que atenda toda a região com várias especialidades médicas, foi retirada do PPA. O prefeito de Ituporanga, Arno Alex Zimmermann, afirmou que o correto seria priorizar o custeio na manutenção do Hospital Bom Jesus, com ênfase nas especialidades, no pronto atendimento e na UTI. A sugestão também foi acatada pelos participantes da audiência.

Garantias
O deputado Aldo Schneider (PMDB), 1º vice-presidente da Assembleia, lembrou que o Orçamento Impostivo, aprovado pelos deputados no ano passado e que será colocado em prática, vai garantir pelo menos 1% da receita corrente líquida do estado para os investimentos nas ações elencadas pelas audiências do Orçamento Regionalizado. “Ainda temos muito trabalho para fazer, mas não podemos deixar de reconhecer que avançamos muito nos últimos anos”, afirmou.

Responsável pela condução da audiência, o deputado Kennedy Nunes (PSD), afirmou que as audiências públicas do Orçamento Regionalizado têm “construído uma cultura de cidadania, entre população e Assembleia, para que possamos construir o orçamento, que antes era feito por técnicos fechados em salas na Capital.”

A deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que também acompanhou a audiência, ressaltou que os encontros regionais reforçam o elo entre a sociedade civil e o poder público na busca pela melhoria da qualidade de vida da população e pelo desenvolvimento de todas as regiões do estado.

A audiência contou, ainda, com a presença dos deputados Ismael dos Santos (PSD), Maurício Eskudlark (PSD), Jean Kuhlmann (PSD) e Neodi Saretta (PT).

Prioridades da SDR de Ituporanga:

Para o PPA 2016-2019 e LOA 2016

  • Apoio ao custeio dos sobreavisos do Hospital Bom Jesus de Ituporanga nas especialidades, pronto atendimento e UTI
  • Terraplenagem, pavimentação asfáltica e supervisão entre Petrolândia e a BR-282
  • Asfaltamento da ligação entre Vidal Ramos e Botuverá

Para o PPA 2016

  • Apoio às associações de agricultores, cooperativas e agroindústrias, por meio de estudos de viabilidade econômica de novas e das já existentes e o fortalecimento dos programas governamentais
  • Construção de Cras
  • Construção da EEB Cacilda Guimarães, em Vidal Ramos
  • Reforma, ampliação, manutenção e aquisição de móveis e equipamentos pedagógicos para a rede estadual de ensino
  • Apoio aos municípios para manutenção, revitalização e aquisição de equipamentos para estradas municipais e estaduais urbanas e rurais
  • Recuperação da SC-350, de Alfredo Wagner até Rio do Sul
  • Terraplenagem, pavimentação asfáltica e supervisão entre Chapadão do Lageado e a BR-282 via Ranchinho
  • Terraplenagem, pavimentação asfáltica e supervisão entre Ituporanga e Atalanta
  • Construção, implantação do presídio regional, do IGP e do IML
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar