Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2017 - 11h36min

Fetaesc anuncia 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar em SC

Imprimir Enviar
José Walter Dresch, presidente da Fetaesc

Entre os dias 8 e 9 de novembro será realizado o 1º Simpósio de Gestão Sustentável do Agronegócio Familiar em Santa Catarina. O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), tem o objetivo de discutir experiências e apresentar boas práticas de gestão sustentável nas pequenas propriedades rurais. Durante espaço na tribuna na sessão plenária desta quinta-feira (26), o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, divulgou o simpósio e falou sobre a importância de políticas públicas voltadas à agricultura familiar no Estado.

A abertura do evento será às 18h do dia 8, no auditório da Fetaesc. O simpósio tem ainda o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, da Epagri e também a participação de entidades ligadas ao agronegócio nos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Fetaesc, a agricultura familiar catarinense ocupa 1,1% do território estadual, sendo o quinto estado maior produtor no Brasil. Para o presidente, um dos maiores problemas atualmente enfrentados pelo setor é o êxodo rural nas pequenas propriedades. Segundo dados da entidade, nos últimos anos, mais de 30 mil famílias de pequenos agricultores não têm mais sucessores ou estão com sua sucessão ameaçada.

“Eu quero pedir ajuda aos nossos deputados pra que essa questão de gestão do agronegócio familiar passe a ser uma ação de governo, uma ação de estado, pra ampararmos e atrairmos esses agricultores. Temos de sensibilizar esse jovem que vai  procurar trabalhos nos grandes centros”, frisou.

Para o deputado José Milton Scheffer (PP), os jovens da zona rural precisam ter o mesmo acesso e as mesmas oportunidades dos jovens que vivem no meio urbano. “Vivemos em um mundo globalizado, o jovem do campo tem de ter acesso à internet também. Vamos adotar as diretrizes que vocês tirarem nesse debate para propormos políticas publicas. Essa evasão rural  ameaça a segurança alimentar”.

Voltar