Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2024 - 15h50min

Presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis comemora os 55 anos da entidade

Imprimir Enviar
Prefeito de Canelinha, Diogo Maciel, presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A pedido do deputado Carlos Humberto (PL), a sessão desta terça-feira (26) foi suspensa para a manifestação do prefeito de Canelinha, Diogo Maciel, presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, que ocupou a tribuna para homenagear a entidade e agradecer aos  parlamentares que estiveram presentes na noite desta segunda-feira (25) na sessão solene alusiva à data.

“A associação congrega 22 municípios da nossa região, dos mais variados portes, das mais variadas origens, das mais variadas matrizes empreendedoras. Uma região das mais pagadoras de impostos para Santa Catarina. Nos nossos 55 anos de labuta, viemos entregando para os mais de 1,209 mi de habitantes serviços técnicos nas áreas de saúde, infraestrutura, assistência social. Todas as políticas públicas envolvidas em cada município, cada obra, cada programa estabelecido tem lá um braço, um pedaço da associação, por meio das nossas assessorias”, discursou o prefeito.

Conforme Diogo, o trabalho da associação transforma a vida, não apenas do cidadão florianopolitano, mas de todos, do maior ao menor município, que precisa desse suporte. “Trabalhamos com muitas prefeituras de cinco, quatro, três mil habitantes, onde a assessoria da associação é a única que o município possui. Dessa forma, a associação vem realizando o seu trabalho”.

O prefeito falou, ainda, sobre um consórcio multifinalitário, em que, principalmente, nos períodos das últimas enchentes foi possível distribuir material britado, maquinário, levar assistência e recursos da associação para cada um dos 22 municípios atingidos ao longo dos últimos três anos; e sobre o consórcio de saúde, implementado no mês de outubro do ano passado, que já atendeu mais de 3.200 catarinenses que precisavam realizar exames, consultas, cirurgias.

Ele falou, também, sobre as políticas públicas que precisam ser discutidas e que impactam no desenvolvimento dos municípios no futuro.

Para Carlos Humberto, a divisão dos municípios em associações ajuda na construção de políticas públicas. “A divisão em associações de municípios é um acerto de Santa Catarina, é algo que ajuda no desenvolvimento do nosso estado, na implementação de políticas públicas em favor do povo catarinense. Fico muito feliz de ter estado junto com o deputado Camilo Martins na cerimônia e entregar uma comenda por parte do Legislativo catarinense, em nome do nosso presidente Mauro de Nadal”.

Camilo Martins (Podemos) lembrou a importância do associativismo em Santa Catarina. “A associção da Grande Florianópolis foi a primeira a ser criada e presta um grande serviço a todos os prefeitos. Essa Casa legislativa se coloca à disposição por meio da Bancada da Grande Florianópolis e da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis. Temos temas importantes para ser tratados, como o sistema de transporte público integrado e o saneamento.”

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar