Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2014 - 13h45min

Prêmio sobre práticas de saúde bucal será entregue na Assembleia

Imprimir Enviar
11 cidades de SC foram premiadas pelo trabalho na área da saúde bucal. FOTO: Josiane Ugolini/SDR Videira

Na Semana da Saúde Bucal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora os bons resultados obtidos no setor em Santa Catarina e destaca o trabalho realizado pelos 11 municípios catarinenses premiados pelo Conselho Regional de Odontologia. O prêmio Melhores Práticas em Saúde Bucal de Santa Catarina 2013 será entregue na próxima segunda-feira, 27, às 19 horas, durante uma sessão especial em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

Para o coordenador da Saúde Bucal de Santa Catarina, João Carlos Caetano, o prêmio valoriza o trabalho de excelência realizado no Estado. Os municípios premiados são: Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Porto União, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Brusque, Paulo Lopes, Macieira, Vidal Ramos.

Santa Catarina conta com 953 equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, distribuídas em 94% dos municípios catarinenses com a melhor cobertura da Região Sul do país, estimada em 45% da população. Dentre as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde Bucal em SC destacam-se o programa de fluoretação de águas de abastecimento público em 95% dos municípios, implantação de 111 laboratórios regionais de próteses dentárias que proporcionam reabilitação oral, e implantação do componente da saúde bucal na Rede de Atenção ao Paciente com Deficiência por meio dos 45 Centros Especializados de Odontologia (CEO) existentes.

A Semana da Saúde Bucal, instituída por lei em 2001, é comemorada no mês de outubro, a partir do dia 25, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, municípios e Conselhos Federal e Regional de Odontologia, a campanha Saúde Bucal da Família tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a importância dos cuidados com a saúde da boca. “Intensificamos esse tema porque a família envolve todo o ciclo de vida de uma pessoa, desde as crianças até os mais idosos”, acrescenta Caetano. (da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde)

Voltar