Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2013 - 12h55min

Parlamento comemora 40 anos do Creci-SC com sessão especial

Imprimir Enviar
Homenagem ocorreu na noite desta quarta-feira (21). FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O Parlamento estadual homenageou na noite desta quarta-feira (21) com sessão especial o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci SC - 11ª Região), pela passagem de seus 40 anos de fundação. A proposição para o evento partiu da Mesa da Assembleia Legislativa e reuniu parlamentares, lideranças municipais e representantes e associações de classe.

Instituída em 9 de abril de 1973, a entidade é vinculada ao Ministério do Trabalho, sendo responsável por disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis no estado. O deputado Dado Cherem (PSDB), que conduziu a sessão, destacou a contribuição dos corretores de imóveis para o desenvolvimento de Santa Catarina. A expansão do mercado imobiliário verificada no estado nos últimos anos, disse, não teria sido possível sem a atuação destes profissionais. "Com empenho e dedicação, os corretores desbravaram o litoral catarinense e o apresentaram a todo o país, ajudando o estado a se desenvolver e a se consolidar como um excelente lugar pra se viver".

Grande parte desse sucesso, acrescentou o parlamentar, se deve à existência do Creci, que regulamentou o mercado e atuou na preparação dos atuais 22 mil corretores em atuação no estado, que cumprem também o papel de orientadores financeiros e divulgadores da economia regional. "Ao lidar com um dos maiores sonhos da família brasileira, o corretor tem a nobre missão de compreender a necessidade de cada comprador e encaminhá-lo a um imóvel que se encaixe no seu perfil".

Falando em nome dos homenageados, Celso Pereira Raimundo, que esteve à frente do Creci entre 1982 e 1992, relembrou a história da entidade e dos diversos personagens que a presidiram, contribuindo para a conquista da credibilidade de que hoje dispõe. “Iniciamos com dificuldade, para construir a parte institucional e política, a parte material veio com o tempo. Já os profissionais foram a mola mestra da instituição, o que nos incentivou a atender melhor a sociedade".

Presente ao evento, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, afirmou que muitas pessoas ainda confundem a atividade desenvolvida pelos conselhos de corretores de imóveis com a dos sindicatos. "O conselho é uma entidade de defesa da sociedade, que fiscaliza o segmento, não apenas um órgão representativo da categoria", disse.

Citando o exemplo de Itapoá, emancipada em 2002, o atual presidente do Creci-SC, Carlos Josué Beims, afirmou que a história de diversas cidades catarinenses tem sua origem ligada ao conselho e seus afiliados. "Muitas municípios foram desmembrados de outros pelo trabalho deles, que são a mola propulsora da construção civil".

Contando com grande respeito e reconhecimento da sociedade, disse ainda Beims, os corretores de imóveis são agentes catalisadores do crescimento. "Hoje, muitas regiões catarinenses são verdadeiros canteiros de obra, em grande parte fomentados por nós, o que muito nos orgulha".

O nascimento da categoria
A primeira entidade criada oficialmente para congregar e buscar a regulamentação legal da categoria dos corretores de imóveis surgiu ainda em 1937, no Rio de Janeiro, sob a forma de um sindicato. Foi somente em 1962, por meio da Lei 4.116, que a fiscalização do exercício da profissão foi estabelecida no país, sendo delegada ao Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis, que se espalharam pelo país. Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pernambuco largaram na frente, criando seus conselhos regionais no mesmo ano.

Durante muito tempo, Santa Catarina não contou com um conselho regional próprio e seus profissionais precisavam se deslocar até o Rio Grande do Sul para obter a inscrição profissional e orientações legais. A situação permaneceu até 1973, quando o corretor de imóveis Admar Gonzaga, juntamente com diversos outros companheiros do então Sindicato dos Corretores de Imóveis, se reuniram para fundar o Creci da 11ª Região.

Assim, no dia 9 de abril do mesmo ano, na sede do Sindicato, uma assembléia geral decidiu pela instalação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 11ª Região e a aprovação do seu regimento interno. Em julho, a nova instituição já contava com sede própria e equipe de fiscalização. Admar Gonzaga presidiu a entidade até 1975, ano do seu falecimento.

Outras inovações surgiram em 1978, por meio da Lei nº 6.530, que exigiu que os profissionais, além do registro, também sejam Técnicos em Transações Imobiliárias, em nível de ensino médio. Foi somente nas décadas de 1980 e 1990, entretanto, que a profissão de corretor de imóveis foi realmente consolidada em todo o Brasil. Neste período foram criados nas principais capitais do país 24 conselhos regionais, responsáveis pela fiscalização do exercício profissional.

Tendo o colibri como símbolo, o Creci-SC tem sua sede em Florianópolis e sete delegacias regionais em diversos pontos do estado, onde fornece cursos de capacitação e aperfeiçoamento aos profissionais do segmento.

Personalidades homenageadas:

  • Carlos Josué Beims – presidente de 2010 a 2012
  • João Teodoro da Silva – presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci)
  • Flávio Koch – presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Creci-RS 3ª Região)
  • Antônio Moser – presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina
  • Fernando Amorim Wilrich – presidente do Sindicato da Habitação de Florianópolis – Secovi
  • Israel de Jesus Lisboa - corretor de imóveis registrado sob o número 13 e primeiro diretor-tesoureiro e um dos fundadores do Creci-SC.
  • Pedro Rodrigues Rita – corretor de imóveis registrado sob o número 5 e segundo direitor-tesoureiro e um dos fundadores do Creci-SC.
  • Celso Pereira Raimundo – corretor de imóveis, registrado sob o número 1525, terceiro presidente do Creci-SC, que atuou na solidificação da autarquia nos planos estadual e federal.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar