Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2015 - 08h01min

Parlamento celebra centenário do Clube Náutico Francisco Martinelli

Imprimir Enviar
Clube de remo da Capital é homenageado na Assembleia Legislativa. FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de terça-feira (1º), sessão especial em homenagem aos 100 anos de fundação do Clube Náutico Francisco Martinelli (CNFM), de Florianópolis.

A trajetória de sucesso do CNFM foi contada pelo diretor-presidente da instituição, Jean do Amaral Lima. Ele relembrou a criação do clube, em julho de 1915, as quatro sedes ocupadas, os títulos conquistados e os atletas formados, em especial os “martinellinos” que integraram a Seleção Brasileira de Remo e representaram o país em Jogos Olímpicos, como Alexandre Soares, Fabiana Beltrame e Anderson Nocetti. “É um passado glorioso que gostamos de relembrar e respeitar. Mas a diretoria do clube trabalha firme no presente com a convicção de que o Martinelli será sempre motivo de orgulho para Florianópolis e para o remo do Brasil.”

Representando os parlamentares, o deputado Gean Loureiro (PMDB) reconheceu o trabalho de dirigentes, atletas e apoiadores que ajudaram a construir a história do clube. “A Assembleia Legislativa tem o prazer de não deixar passar em branco essa data de grande importância para a história do esporte catarinense, principalmente de Florianópolis, essa cidade pioneira e destaque do remo brasileiro. É uma homenagem singela, mas temos muito a comemorar pela história de força, sucesso e vitórias.”

O jornalista Roberto Alves parabenizou a iniciativa de homenagear o que considera um dos maiores clubes de remo da América do Sul. Seu pronunciamento foi marcado por lembranças de transmissões de regatas, desde o início da carreira, na rádio Guarujá, e por declarações de paixão ao esporte. “O remo é o nosso melhor produto, a nossa mais importante e vitoriosa modalidade, mas divulga-se muito pouco. É o momento de resgatar a história vibrante do Martinelli, um clube que formou atletas talentosos, nos trouxe muitas glórias, ultrapassou fronteiras, e nos colocou em diversas manchetes de jornais do país.”

O proponente da solenidade, deputado Marcos Vieira (PSDB), apresentou um resgate histórico da prática do remo na Capital do estado e destacou a contribuição do CNFM. “O remo fez com que Florianópolis despontasse, uma modalidade que fez com que a capital dos catarinenses fosse reconhecida no cenário nacional e internacional.”

A solenidade, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, foi prestigiada pelo deputado Jean Leutprecht (PCdoB), pelo presidente da Federação de Remo do Estado de Santa Catarina, Carlos Alberto de Melo Dutra, pela presidente do Conselho Estadual de Esporte, Michele de Souza, entre outras autoridades.

Homenageados
O Poder Legislativo prestou homenagem ao Clube Náutico Francisco Martinelli na figura do diretor-presidente, Jean do Amaral Lima. Também agraciou personalidades e entidades que apoiaram o CNFM em um século de história.

  • Dilnei Bittencourt, superintendente da Fundação Municipal de Esportes
  • Jornalista Roberto Alves            
  • Atleta Fabiana Beltrame, representada pela mãe, Neuza Beltrame
  • Nilton Brasil Pacheco (atleta e dirigente durante cinco décadas)
  • Arnaldo do Amaral Lima (atleta e dirigente durante cinco décadas)
  • Valmir Braz da Silva (atleta e dirigente durante cinco décadas)
  • Afonso Roberto Licks, representando o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
  • Diretor da RIC TV, Marcos Giraldi
  • Oberdan Vilain, representando a empresa Água Mineral Imperatriz

Saiba mais
O CNFM foi fundado em 31 de julho de 1915, por um grupo de jovens de famílias tradicionais da sociedade florianopolitana. O nome do clube de remo é uma homenagem póstuma ao jovem oficial da Marinha de Guerra Francisco Martinelli. Natural de Nova Trento (SC), Martinelli faleceu no litoral paulista em 1913, após o rebocador Guarani, no qual viajava, chocar-se contra outra embarcação.

O primeiro presidente do CNFM foi Osvaldo Reis, pai do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis. A diretoria era composta por Libório Soncini, João Barbosa, Edgard Simone, Pomílio Pereira Bento e Edmundo Luz.
O dia 29 de julho de 1917 marcou a inauguração do primeiro galpão do clube, um imóvel localizado na Praia de Fora, atual Avenida Beira Mar Norte, nas imediações do trapiche. Desde 14 de junho de 1979, o CNFM está sediado no Parque Náutico Walter Lang, próximo à Ponte Colombo Salles.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar