Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/03/2020 - 22h18min

Obra lançada na Alesc incentiva a integração entre segurança pública e privada

Imprimir Enviar
E-book foi lançado na noite desta segunda (9), na Alesc, com a presença de várias autoridades da segurança
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa foi palco, na noite desta segunda-feira (9), do lançamento do livro digital (e-book) “Conhecendo a Segurança Privada: A integração com a segurança pública e as tendências para o futuro”. O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, foi promovido pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional (Icaeps) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina (Sindesp-SC), com apoio da Frente Parlamentar da Segurança Pública e Privada da Alesc.

O livro virtual, de autoria de Joneval Barbosa de Almeida, traz um estudo da segurança privada em Santa Catarina e no país, com foco na história do setor, da legislação que a regula, bem como as atividades desenvolvidas pelas empresas. A obra também apresenta as tendências para o futuro do segmento.

Conforme o autor, a ideia é mostrar a relevância do setor privado para o sistema de segurança e demonstrar os benefícios da integração entre público e privado. “As informações que o livro traz podem servir para que a segurança pública melhore ainda mais o bom serviço que já presta à sociedade”, comentou Barbosa.

O presidente do Sindesp-SC, Dilmo Berger, afirmou que o e-book representa um passo importante na integração entre segurança pública e privada. “Estamos criando essa cultura de integração. Santa Catarina tem 115 empresas, com mais de 20 mil profissionais treinados e capacitados que podem apoiar a segurança pública a prevenir e combater o crime”, disse.

O lançamento na Alesc contou com a presença de várias autoridades nacionais e estaduais da área, como o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. Ele afirmou que o governo federal debate a integração entre público e privado desde o ano passado. “Temos uma situação de redução de efetivo policial em todo o Brasil e essa parceria pode fortalecer e facilitar o policiamento em várias cidades”, comentou o secretário.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina, delegado Paulo Koerich, e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, também participaram da solenidade.

O coordenador da frente parlamentar, deputado Sargento Lima (PSL), destacou que a integração entre segurança pública e privada é uma realidade em outros países e Santa Catarina pode ser um ponto de partida para essa união de esforços em prol da segurança da sociedade. “Quando criamos a frente parlamentar, no ano passado, nosso objetivo foi justamente colocar o Parlamento catarinense a serviço do fortalecimento da segurança e dar uma resposta à sociedade”, afirmou o deputado.

O e-book está disponível para consulta e download gratuitos no site do Sindesp-SC.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar