Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2012 - 15h34min

Campanha quer alertar para a prevenção do câncer de próstata

Imprimir Enviar

A intenção de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata fez Santa Catarina se integrar à campanha Novembro Azul. A iniciativa aborda a necessidade da realização dos exames preventivos anualmente, depois dos 40 anos, e o diagnóstico precoce, na tentativa de reduzir a taxa de mortalidade masculina pela doença que registra um aumento de 90% nos últimos 20 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mesmo com a gravidade são poucos os homens que fazem os exames preventivos.
Com uma ampla programação direcionada à prevenção, o Novembro Azul este ano destaca o dia 17 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.   Dados do Inca apresentam uma previsão de que em 2012 surjam 60 mil novos casos no Brasil, superando o índice do câncer de mama. Em Santa Catarina a previsão é que surjam 1.700 casos de câncer de próstata, sendo que 60% da população afetada tem mais de 65 anos. O instituto revela também que 70 anos é a idade média do diagnóstico e 77 anos a idade mediana de mortes, sendo a 15ª doença causadora de morte no Brasil. O câncer de próstata prevalece em pacientes afrodescendentes ou em pessoas com casos na família.
Especialista no assunto, o medico urologista Luiz Felipe Piovezan alerta que a mortalidade do câncer está em ascensão. Ao considerar uma situação alarmante, o profissional acredita que a campanha Novembro Azul tem significativa importância no que se refere à prevenção da doença. “Esta é uma doença preponderante na atualidade, sendo o tumor mais freqüente que os tumores cutâneos no melanoma. O diagnóstico precoce é a melhor forma de cura, uma vez que sua chance é alta quando iniciado cedo o tratamento”, explica.
Para Piovezan, o preconceito por parte dos homens faz com que eles não realizem o exame, tornando-se frágeis aos perigos que a doença oferece e que pode levar à morte. “Iniciativas como o Novembro Azul servem para conscientizar e encorajar os homens a cuidarem da sua saúde. A chance de cura de câncer de próstata diagnosticado precocemente pode chegar a 90%”, destaca. (Tatiani Magalhães)

Saiba Mais

Voltar