Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/11/2016 - 16h26min

Mostra retrata sensibilidade e capacidade de pessoas com nanismo

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em alusão ao Dia Estadual da Pessoa com Nanismo, comemorado anualmente em 25 de outubro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove até o dia 11 de novembro a exposição "Vidas iguais, tamanhos diferentes". Organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a fotógrafa Aline Palaoro, a mostra retrata através da fotografia a personalidade de algumas pessoas com nanismo, onde a diferença precisa ser respeitada.

A iniciativa busca mostrar que as pessoas com nanismo, mesmo diante das diferenças rotuladas pela sociedade, possuem beleza própria e são capazes de trabalhar, constituir família e especialmente conquistar seus sonhos. Segundo os organizadores, a exposição vai ao encontro das ações que visibilizem o nanismo, atribuindo a esta visibilidade mais respeito para com essas pessoas.   

Autor da lei estadual, o deputado José Nei Ascari (PSD) destaca que a exposição faz parte dos avanços, no que tange ao preconceito em relação ao nanismo. Ele destaca que, além de sensibilizar a sociedade, ainda existe inúmeros desafios que precisam ser vencidos. À frente da comissão, o parlamentar explica que o colegiado atua firmemente para que o preconceito, entre outros fatores, sejam banidos do dia a dia das pessoas com nanismo.

Ao considerar o trabalho como uma realização pessoal, a fotógrafa Aline Palaoro descreve que realizar o ensaio foi um momento de aprendizado e pura emoção. Com 28 fotos expostas, com a desenvoltura de 10 modelos com nanismo, Aline explica que o fato do nanismo não ser um ensaio comum despertou seu interesse em realizar um trabalho extremamente atraente. "As imagens por si revelam toda a capacidade das pessoas que possuem nanismo, através da sua desenvoltura, entre outras características, como sentimento e emoções. Esse trabalho influencia a sociedade a olhar essas pessoas com um olhar diferente, mais responsável, e para pessoas com nanismo a experiência traz para sua vida uma motivação maior para soltar sua espontaneidade."   

Entre as modelos participantes do ensaio, a servidora pública Liana Hones descreve sua experiência e as contribuições positivas que a oportunidade trouxe. Ao destacar que a legislação contribui positivamente para as conquistas, ela informou que Santa Catarina é pioneiro em atribuir uma legislação voltada para o nanismo. Segundo ela, o Dia do Nanismo é dia de conscientização, de criar visibilidade, e além de tudo de reunir ações que possam promover a informação sobre o que é o nanismo. Ao considerar uma experiência incrível a chance de participar do projeto fotográfico, Liana  destacou que a oportunidade ocasionou a chance de mostrar as pessoas com nanismo, suas belezas e suas diferenças."Foi um dia para mostrar nossa beleza, reafirmar que o nosso tamanho não mede nossa capacidade."

Já a integrante do Movimento de Conscientização do Nanismo, Cristiane Oliveira, defendeu que quanto mais legislação, mais visibilidade e respeito para com as pessoas com nanismo. "Somos pessoas normais como qualquer outra. Temos sentimentos e vontades próprias. Não viemos ao mundo apenas para sermos engraçadas, mas para conquistarmos nossos sonhos. Cada conquista nossa visa mostrar para sociedade nossa capacidade", comentou.   

Lei federal
Atualmente tramita no Senado um Projeto de Lei de autoria do senador Romário (PSB-RJ), que busca instituir o Dia Nacional de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar