Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/05/2017 - 13h22min

Mostra reúne obras e documentos históricos sobre Florianópolis

Imprimir Enviar
Exposição prossegue até 1º de junho, na Fundação Badesc

A Fundação Cultural Badesc promove neste mês uma série de atividades especiais relacionadas à exposição “Iconografia 344”, que reúne obras de arte e documentos históricos raros sobre a Vila de Nossa Senhora de Desterro e a atual Florianópolis. A mostra tem curadoria do colecionador Ylmar Corrêa Neto e fica aberta ao público até 1º de junho. A programação inclui visita guiada pelo curador da exposição e recital de poesias com Rodrigo de Haro. Todos os eventos são gratuitos, sem necessidade de inscrição prévia.

O nome da mostra faz referência aos 344 anos de Florianópolis. “Pela nova contagem da idade da cidade, estabelecida pela Lei 9.861, de 2015, que utiliza como marco a chegada de Dias Velho, estamos comemorando 344 anos. Daí ‘Iconografia 344’”, explicou Ylmar.

A exposição conta com 64 peças de acervos de colecionadores e está dividida em três ambientes: “polis”, com imagens da cidade; “vivos”, com representações da flora, da fauna e da população; e “linhas e nomes”, com mapas da região.

O visitante pode conferir obras raras como a gravura “Vista da Ilha de Santa Catarina”, de Gaspar Duche de Vancy, que fez o primeiro registro da Vila de Nossa Senhora do Desterro em 1787. “Também temos a primeira representação alegórica sobre a Ilha, feita em 1549, a partir de relato de Hans Staden. Temos a primeira vista da Ilha de Santa Catarina, feita na viagem do navegador Anson, expedição inglesa que passou por aqui por volta de 1740. Além disso, temos expostos o primeiro mapa do Brasil e o da Ilha de Santa Catarina, de 1712”, disse o diretor da Fundação Cultural Badesc, Eneléo Alcides.

Ele destaca o ineditismo da mostra e a relevância histórica do patrimônio exposto ao público. “Nenhuma instituição ou museu no Brasil tem essas peças. Todas elas têm sido resgatadas por colecionadores da cidade ao longo de anos em leilões de acervos europeus. É a primeira vez que esses documentos e imagens são expostos.”

A mostra também apresenta obras modernas e contemporâneas que dialogam com os primeiros registros da Ilha de Santa Catarina. Telas do pintor modernista catarinense Martinho de Haro mostram a cidade em meados do século 20. Elas retratam o Hospital de Caridade, o Miramar e o Morro das Pedras.

“Iconografia 344” tem, ainda, peças dos artistas contemporâneos Walmor Corrêa, Carlos Asp, Diego de Los Campos, Yara Guasque, Fernando Lindote e Paulo Gaiad. Eles utilizam a apropriação, a releitura, a assemblagem, a fotografia e a palavra, transferindo as imagens da cidade para uma trama de citações e conceitos. “É interessante pensar nesses contrapontos históricos. É uma cidade de antes e de hoje, tudo junto no mesmo momento”, disse a arte-educadora da Fundação Cultural, Carolina Ramos Nunes.

Repercussão
A exposição que representa um resgate da história de Florianópolis é considerada pela direção da Fundação Cultural Badesc a mais importante do ano na Capital. “É um tesouro para a cidade. Além da riqueza artística – temos obras fantásticas do ponto de vista plástico –, há a riqueza histórica. São imagens e documentos raros que permitem revisitar Florianópolis desde o século 16. E grande parte dessas obras é desconhecida do público”, salientou Alcides.

A expectativa dos organizadores da mostra é receber mais de 4 mil visitantes num período de aproximadamente um mês. “Esta é, certamente, a exposição que mais atraiu público desde a abertura da Fundação, ou seja, nos últimos dez anos”, frisou o diretor. “O perfil dos visitantes é bem variado. Mas o diferencial é que as pessoas ficam mais tempo em frente às obras. Acredito que seja porque elas remetem à memória e à reflexão”, acrescentou.

Segundo Alcides, “Iconografia 344” é resultado de dois anos de dedicação da equipe. O trabalho envolveu estudos, contatos com colecionadores e preparação para a montagem. “Num primeiro momento, fiquei reticente de montar essa exposição, pois o nosso espaço é voltado à arte contemporânea. Então fui conversar com um colecionador e ver as obras. Aí me apaixonei e fui estudar a respeito. Foram dois anos de muitas descobertas fabulosas!”

Catálogo
Agora o diretor da Fundação Cultural Badesc busca apoio para elaborar um catálogo fotográfico sobre a exposição e disponibilizar o material na Internet. “Já temos autorização dos proprietários dos acervos. A ideia é transformar em catálogo para que todos tenham acesso a essas obras importantíssimas.”

Agenda: tour guiado e noite de poesia
No sábado (20), às 14 horas, a Fundação Cultural abrirá as portas para que Ylmar Corrêa Neto conduza os visitantes pelo acervo, que conta com peças de sua coleção particular. Também está marcada uma sessão de declamação de poemas não editados sobre a Ilha de Santa Catarina do artista Rodrigo de Haro no dia 25 (quinta-feira), a partir das 19 horas.

SERVIÇO
O quê: Exposição Iconografia 344
Onde: Fundação Cultural Badesc | Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis | (48) 3224-8846
Quando: até 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Quanto: todas as atividades são gratuitas

Programação especial
Visita guiada com o curador Ylmar Corrêa Neto | 20/05 (sábado), às 14 horas
Recital com o poeta Rodrigo de Haro | 25/05 (quinta-feira), às 19 horas

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar