Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2018 - 19h03min

Mostra resgata arquitetura de moinhos e igrejas de todo o estado

Imprimir Enviar
Mostra segue até o dia 20 de julho na Galeria Ernesto Meyer Filho

O resgate e a preservação da arquitetura de moinhos, igrejas e capelas espalhadas por Santa Catarina são os propósitos da exposição aberta na noite desta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa. Até o dia 20 julho, o público poderá visitar a mostra “Igrejas e Moinhos Catarina”, do arquiteto e artista plástico Rudi Scaranto Dazzi, na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde.

São 27 aquarelas que retratam templos de várias religiões e moinhos de todos dos tipos. O artista percorreu o estado e mapeou mais de 200 obras. “Dei preferência para aquelas igrejas menores, situadas em linhas e praias, e que não têm o mesmo destaque ou mesmo fluxo de visitas de uma catedral ou uma matriz”, disse Rudi.

O trabalho teve início há três anos, quando um aluno o encaminhou a foto da Igreja da Penha, que seria restaurada. Ao ver a imagem, Rudi decidiu transformá-la em uma aquarela. Hoje, são mais de 80 quadros.

“A arquitetura sempre teve seu forte papel no resgate da história dos povos e dela encontramos a forma de viver ao longo dos tempos. Valorizar estes elementos arquitetônicos é uma forma de resgatar a memória e a identidade de um povo, pois um povo sem memória é fatalmente um povo sem história”, escreve o artista, na apresentação da mostra.

As igrejas são uma paixão de Rudi, que também é professor de arquitetura na Univille, em Balneário Camboriú. Na década de 1990, ele publicou um livro, no qual faz o resgate da arquitetura da imigração, principalmente a italiana, de sua cidade natal, Concórdia, após sete anos de pesquisa. A obra lançada em 1999 e teve uma edição bilíngue lançada em Milão, na Itália, em 2000, a convite dos governos italiano e brasileiro.

A exposição “Igrejas e Moinhos Catarina” pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no Hall da Assembleia Legislativa, até o dia 20 de julho.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar