Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2020 - 11h39min

Marcada data de lançamento da 10ª edição da premiação de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão Mista de Responsabilidade Social em novembro de 2019
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A 10ª edição da Certificação e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC será lançado na Assembleia Legislativa no dia 6 de julho. A iniciativa é destinada a reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. A inscrição é gratuita e eletrônica, e os interessados têm até o dia 25 de setembro para se inscreverem no site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br.

A comissão interinstitucional responsável pela certificação promoveu pequenas alterações no edital do certame nesta 10ª edição, com o objetivo de desburocratizar o processo e simplificar o preenchimento das informações. A presidente da Comissão Mista, Ana Carolina Rocha, representante da Fecomércio, explicou que inicialmente havia um planejamento de uma edição especial para marcar o décimo certamente, mas devido à pandemia da Covid-19 foi decidido realizar somente pequenos ajustes.

“A cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital do certame, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente. E para este edital foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo das candidatas na categoria micro e pequena empresa, considerando suas particularidades. Espera-se, com isso, aumentar a adesão de um segmento que se mostrou inexpressivo nas edições anteriores. Além disso, a clareza e a publicização (divulgação) do balanço social apresentado pelas organizações candidatas ganhou mais destaque no Edital 2020.”

Outra alteração, anunciada pela presidente da Comissão Mista, é a redução no período de consulta pública dos editais de balanços, que foi reduzido de 20 para dez dias. Promovido pelo parlamento catarinense desde 2011, podem concorrer à premiação empresas mistas, públicas, privadas e organizações do terceiro setor que desenvolvam ações voltadas ao bem estar das comunidades e meio ambiente. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2019.

As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque. Ana Carolina Rocha acrescentou que a Comissão Mista ainda está analisando com a direção da Assembleia Legislativa a realização de uma cerimônia presencial ou virtual para marcar o lançamento desta 10ª edição da Certificação e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC e se serão promovidos seminários para divulgação do certamente.

Participação
Em 2019, a comissão recebeu 184 inscrições e certificou 85 empresas privadas, empresas públicas e entidades cujo balanço social atendeu aos critérios previstos no edital. Foram premiadas com troféu quatro empresas e duas organizações do terceiro setor que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos.

Comissão mista
Junto à Assembleia Legislativa, outras 10 entidades compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social: Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Conselho Regional de Contabilidade, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), OAB-SC e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

 

Voltar