Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2013 - 12h34min

Livro conta a história de Tubarão sob a ótica do Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Obra foi elaborada pelo Centro de Memória da Assembleia Legislativa. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A cidade de Tubarão, no Sul do estado, passa a contar com mais um livro que resgata a história dos seus 143 anos de emancipação político-administrativa. A obra “De Nossa Senhora da Piedade do Tubarão a Tubarão”, produzida pelo Centro de Memória do Parlamento catarinense, foi lançada na noite desta sexta-feira (6), em sessão solene realizada no Clube 7 de Julho, em Tubarão.

Com 134 folhas, divididos em oito capítulos, o livro conta a história tubaronense desde 1870, ano da emancipação, até os dias atuais, com base em projetos de lei, leis, atas, manuscritos e outros documentos que estão nos arquivos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os capítulos abordam assuntos como o surgimento do município, saúde, transporte, educação, as enchentes, entre outros.

“Esse livro é um resgate da história de Tubarão na visão do Legislativo catarinense. É uma forma também da Assembleia agradecer Tubarão pelo engrandecimento e o fortalecimento do Estado”, justificou o presidente do Parlamento, deputado Joares Ponticelli (PP), proponente da sessão.

O parlamentar destacou a importância de resgatar e preservar a história do município para contá-la às próximas gerações. Ponticelli aproveitou a oportunidade para homenagear Amadio Vetoretti, considerado o maior historiador de Tubarão. “Essa também é uma oportunidade de prestar homenagem ao município que me acolheu, que me colocou na vida política. É a oportunidade que tenho de dizer mais uma vez à cidade a ao seu povo: muito obrigado”, acrescentou.

Exemplares do livro foram distribuídos para 32 instituições de Tubarão, entre Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Arquivo Público, universidades, secretarias municipais, órgãos de imprensa e outros. O prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti (PT), e o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Souza de Almeida (PMDB), elogiaram a obra e agradeceram a Assembleia pela iniciativa. “É o resgate de uma história muito bonita, um grande presente para Tubarão”, resumiu Falchetti.

A Unisul foi uma das instituições presenteadas com a obra durante a sessão solene. O reitor da universidade, professor Sebastião Herdt, afirmou que o livro dá a oportunidade à população de Tubarão a ter acesso a documentos que, na maioria das vezes, são de difícil consulta. “É uma obra que servirá de referência, pois quando pensamos no futuro de qualquer cidade, estado ou país, temos que conhecer profundamente sua história”, afirmou. O exemplar será colocado à disposição do público na biblioteca central da Unisul.

Trabalho
O livro sobre Tubarão é o nono de uma série de obras que resgatam a história dos municípios catarinenses sob a ótica do Legislativo estadual. O primeiro foi lançado em 2005 e conta a trajetória de Florianópolis.

As servidoras Túlia de Freitas Ribeiro e Marli Lima Barroso, do Centro de Memória da Coordenadoria de Documentação da Assembleia, foram as responsáveis pelo trabalho de pesquisa para a elaboração da publicação sobre a história de Tubarão. “Foi um ano de pesquisa em documentos legislativos originais, que estão arquivados no Parlamento catarinense”, explicou Túlia.

Segundo Marli, foram impressos, ao todo, 50 exemplares, que serão distribuídos em Tubarão e ficarão para a consulta do público, no Centro de Memória da Assembleia Legislativa. “Em breve, será também possível consultar o livro na internet, no site da Assembleia, a exemplo do que já ocorre com os livros das outras cidades”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar