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25/05/2009 - 18h25min

Jovens do ensino médio participam do Programa Tela Crítica

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Roger Hansen - Projeto Tela Crítica - Filme: Escritores da Liberdade - Promoção: Escola do Legislativo
Com as dependências do Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright lotadas, a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo, realizou, na tarde de hoje (25), a segunda edição do programa “Tela Crítica”, em 2009. Aproximadamente 60 jovens do ensino médio da Capital participaram do encontro que tem como propósito analisar um filme, gerando, na sequência, um debate sobre o tema abordado. Acompanhados pelo mediador do “Tela Crítica”, Roger Hansen, professor e filósofo, os alunos oriundos dos colégios estaduais Dom Jaime Câmara e Eliza Andreoli, acompanharam o filme “Escritores da Liberdade”, lançado em janeiro de 2007, no Estados Unidos. A trama dirigida por Richard La Gravenese aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. “Com essa iniciativa buscamos ouvir os alunos dando uma oportunidade de expressarem sua opinião diante da história que transmite uma realidade”, comentou Hansen O filme mostra as dificuldades de uma jovem professora que entra em uma instituição de ensino médio a fim de lecionar língua inglesa e literatura. Porém, diante de uma turma de adolescentes considerados problemáticos, busca contornar a situação e solucionar o problema. Diante dos grandes problemas enfrentados pelos estudantes, a educadora adota métodos de ensino inovadores. Por exemplo, ela abre um espaço para que os alunos expressem, diariamente, aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Cerca de 80% dos adolescentes presentes ao “Tela Crítica” confessaram que falta esse tipo de vivência nas escolas. Para eles, a iniciativa adotada pela professora do filme faz com que haja um engajando entre a turma, troca de experiências de vida e superação de uma série de dificuldades. “O simples fato de valorizar os alunos, tentando resolver os problemas junto a eles e permitindo a exposição do problema, faz com que se sintam seguros e amparados pelo professor. Afastando assim as atitudes de revolta”, ressaltou Gabriela, estudante do Colégio Dom Jaime. Durante o debate realizado após o filme ficou evidente para os alunos que \"Escritores da Liberdade\" merece ser visto pelas instituições de ensino como estímulo à educação, mas, principalmente, como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. (Tatiani Magalhães/ Divulgação Alesc)
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