Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/07/2014 - 10h28min

Jornalista divulga livro “Um jogo inesquecível” entre os parlamentares

Imprimir Enviar
Jornalista fala na tribuna sobre livro "Um jogo inesquecível" FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os deputados receberam, durante a sessão ordinária de hoje (3), exemplares do livro “Um jogo inesquecível”, escrito pelo jornalista esportivo Polidoro Júnior. O livro conta a história de uma partida de futebol entre Santos e Avaí, o único jogo de Pelé em Florianópolis. No amistoso, o Santos venceu o Avaí por 2 a 1. Por solicitação do deputado Edison Andrino (PMDB), o autor utilizou a tribuna e falou do reconhecimento que a obra vem obtendo no universo da crônica esportiva.

O jogo histórico aconteceu no dia 15 de agosto de 1972, no antigo estádio Adolpho Konder, também chamado de Campo da Liga, localizado onde hoje se encontra o Beiramar Shopping. Naquele espaço, com capacidade para apenas 4 mil torcedores, quase 20 mil pessoas compareceram para ver Pelé, que dois anos antes havia conquistado o tricampeonato mundial com a seleção brasileira no México. “Aquela partida foi um marco para o futebol no nosso estado”, atesta Polidoro Júnior. Os dois gols do Santos foram marcados pelo jogador Alcindo. Lica fez o gol do Avaí.

Com um exemplar do livro autografado por Pelé em mãos, Polidoro Júnior relatou na tribuna que a partida de futebol aconteceu graças à proximidade do então presidente avaiano, Gito Daux, e o zagueiro santista, Oberdan, que é natural de Florianópolis e estudou com Gito no Colégio Catarinense. O Santos cobrou, na época, o equivalente a R$ 250 mil para vir a Florianópolis, e 70% desse valor foi destinado a Pelé.

A publicação tem 78 páginas, no formato 24 cm x 30 cm. Mais de 90 fotos da partida ilustram a crônica sobre o “jogo inesquecível”.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar