Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2014 - 12h28min

Jaraguá do Sul sedia o sexto seminário sobre autismo

Imprimir Enviar
Evento busca ampliar a inclusão das pessoas com espectro autista. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Cerca de 350 pessoas, entre acadêmicos, profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, representantes de entidades sociais e pais de autistas, compareceram ao Seminário de Estudo e Conscientização sobre Autismo, em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. O evento é realizado pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e em parceria com Associação Catarinense de Autismo (Asca) e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Jaraguá do Sul.

Durante a abertura do seminário, o deputado Carlos Chiodini (PMDB), um dos autores da Lei 16.036/2013, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, fez um relato da importância de ações voltadas à inclusão social da pessoa com espectro autista com apoio do Parlamento. Salientou que, para que as crianças que têm a síndrome tenham uma vida mais perto da normalidade, é importante e necessário informar e preparar cada vez mais a sociedade. “Isso é o que pretendemos com os seminários”, explica

Representando o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), a assessora da comissão, professora Janice Krasniak, destacou que este é o sexto seminário sobre autismo realizado e qie eles visam debater políticas públicas voltadas às pessoas com espectro autista.

“Queremos ampliar a informação para que as pessoas envolvidas e inseridas nesse contexto possam com propriedade tratar deste assunto com mais atenção, especialmente o poder público. Esperamos, a partir desta ação, poder desencadear procedimentos que possam promover o diagnóstico mais cedo da deficiência, e assim avançar na inclusão dessas pessoas na sociedade”, destacou.

O seminário conta com especialistas das áreas de neurologia e pedagogia que revezam-se na condução dos debates e troca de experiências sobre diagnóstico, tratamento, educação e políticas públicas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No período da manhã os palestrantes abordaram os temas “Políticas Públicas para Pessoa com Espectro Autista”(Janice Krasniak) e “Autismo – Inclusão Escolar, Social e Familiar” ( Dr. Eugênio Cunha). Pela tarde, será abordado o tema “Transtorno do Espectro do Autismo:  Desafios para o Século XXI” ( Dr. Raimundo Facion).

Amigo da Pessoa com Espectro Autista
Durante a abertura, foi concedido o certificado Amigo da Pessoa com Espectro Autista para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Jaraguá do Sul.

(Informações da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa)

Voltar