Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2018 - 15h29min

Jaraguá do Sul é escolhida para receber os Jasc em 2020

Imprimir Enviar
A Arena Jaraguá será um dos locais de competição dos Jasc que serão disputados daqui a dois anos. FOTO: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá

O município de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, vai ser a sede da edição de número 60 dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que será disputada em 2020, em data a ser definida. A escolha ocorreu neste domingo (9), durante reunião do Conselho Estadual do Esporte (CED-SC), realizada em Caçador, no Meio-Oeste, onde ocorre a atual edição dos jogos abertos.

Outros quatro municípios tinham interesse em sediar o evento: Concórdia, São José, Rio do Sul e Brusque. Na votação, Jaraguá recebeu sete dos 18 votos válidos, seguido de Rio do Sul (seis votos) e Concórdia (cinco). Brusque e São José não receberam votos. Ao todo, o conselho conta com 21 membros, mas um não pode comparecer à votação por motivos de saúde e outros dois estavam impedidos de votar, por terem vínculos com cidades candidatas.

“Todas as cidades interessadas estavam preparadas, mas Jaraguá do Sul tem uma grande estrutura esportiva, principalmente ginásios e alojamentos. Queremos deixar um legado e, para isso, temos a intenção de criar para os Jasc um centro de treinamento", afirmou secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Augustinho Ferrari.

Esta será a terceira vez que Jaraguá do Sul sedia o maior evento poliesportivo do estado. As outras duas ocasiões foram em 1980 e 2007.

O número de cidades interessadas em sediar os Jasc em 2020 surpreendeu positivamente, já que nos últimos anos o evento enfrentou percalços para ser organizado. Em 2015, a competição foi adiada para o mês de dezembro em virtude de atrasos nos repasses de recursos para as sedes Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste

Em 2016, os Jasc foram cancelados por causa de um tornado que atingiu a cidade-sede Tubarão. O município, porém, também enfrentava problemas financeiros. Já em 2017, Chapecó desistiu o evento e Lages assumiu a organização a oito meses da competição.

A escolha das sedes dos Jasc ocorre com dois anos de antecedência. A edição de 2019 teve seus locais definidos no ano passado, durante os jogos em Lages: Indaial, Pomerode e Timbó vão se unir para organizar o evento, a exemplo do que ocorreu em 2004 e ocorreria em 2008, quando os jogos tiveram que ser cancelados por causa das enchentes e desmoronamentos que mataram mais de 120 pessoas pelo estado.

Jasc 2018
Os Jogos Abertos em Caçador tiveram início oficialmente no dia 7 e prosseguem até domingo (16). Até a manhã desta segunda-feira (10), Itajaí liderava o quadro de medalhas, mas São José ocupava a primeira posição no quadro de pontos, que define a cidade campeã da competição.

A cidade da Grande Florianópolis foi campeã no atletismo masculino e no feminino e no judô feminino. Já Itajaí é a segunda no quadro de pontuação com dois títulos (judô masculino e triatlo masculino).

Voltar