Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2018 - 10h22min

Instituto da Grande Florianópolis estabelece parceria com Olodum

Imprimir Enviar
Instituto Liberdade, de São José, promoveu seminário na Assembleia Legislativa sobre cultura, violência e questões étnicas

O Instituto Liberdade, de São José, e o Olodum, de Salvador (BA), estabeleceram parceria para ampliar a participação das comunidades negras catarinenses na cultura, economia e política locais. A parceria foi anunciada na sexta-feira (23), durante seminário promovido pelo instituto na Assembleia Legislativa.

“A parceria do Grupo Liberdade e do Olodum busca ampliar a atuação de forma desafiadora, é a síndrome de Hollywood: os primos ricos ajudando os mais pobres a criar referências para crianças em uma conjuntura dessas; precisamos do Olodum como marca. Expertise não é só a camiseta, mas o desafio de mudar a vida das pessoas”, avaliou a professora Jeruse Romão, consultora da rede municipal de ensino da Capital.

“Vamos contribuir para o instituto errar menos, tem de ter recursos, tem de empreender, tem de deixar de ser pedinte, tem de ter grana, tem de eleger os nossos com dinheiro e mobilização. A disputa é mental. O Olodum adotou uma atitude positiva: se você é escritor, vamos apoiar; se você está fazendo moda, vamos apoiar”, ensinou João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum.

“É preciso fazer a diferença, todos têm de ajudar, as mulheres precisam arregaçar as mangas. As mulheres do Olodum foram para dentro do Olodum. Se nós queremos mudar, mudamos em casa, com os nossos jovens. Os que têm cabelo branco abrem caminho para os mais jovens”, insistiu João Jorge.

Para os dirigentes do Instituto Liberdade, a parceria dará maior visibilidade às ações do instituto e das comunidades negras de Santa Catarina. “O Olodum é uma marca internacional, algo que fez os negros terem autoestima. Hoje na comunidade de Chico Mendes as pessoas não conseguem sair de casa, estão doentes, depressivas, um desastre que está aniquilando com a nossa juventude”, afirmou Marcos Canetta.

“Os negros e negras do estado precisam estar na Assembleia para que as políticas públicas sejam implantadas. Sofremos a violência no cotidiano, muitos de nós não sabem quem são seus bisavós! Esperamos que as ações do Olodum no Sul do Brasil possam mudar a nossa realidade”, revelou Marcos Moita.

A parceria do Legislativo
O deputado Mário Marcondes (MDB) destacou a união de esforços e ofereceu a influência do seu mandato para maximizar as ações do Instituto Liberdade. “Vamos levar adiante essa parceria, o estado está em transição de governo, mas esperamos ter uma aproximação maior com o Executivo para neste ano conseguir compensar os três anos passados, que foram muito difíceis”, afirmou.

“Quero gradecer a parceria do deputado Marcondes, viajou comigo até o Olodum em Salvador para chancelar essa iniciativa de um projeto comum”, declarou Marcos Canetta.

O preconceito nosso de cada dia
Entre as histórias contadas pelo advogado e professor de Direito João Jorge Rodrigues, uma chamou a atenção porque revela o preconceito contra os negros nas ruas de Florianópolis. “As pessoas me olhavam estranhamente, racismo direto, ‘não quero você aqui’, mas se eu sair da calçada, vocês também vão ter de sair. Não luto contra as pessoas brancas, luto contra o sistema”, relatou João Jorge.

Euler Victor, paulista radicado na Capital, concordou com o presidente do Olodum. “O preconceito aqui é velado e se esconde de diversas formas e maneiras”.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar