Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2014 - 12h24min

Imagens do radar meteorológico de Lontras estão disponíveis na internet

Imprimir Enviar
Secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e governador interino, desembargador Nelson Schaefer. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

As imagens do novo radar meteorológico de Santa Catarina já estão disponíveis na internet, nos sites da Defesa Civil e da Epagri/Ciram. A população agora tem acesso em tempo real aos modelos produzidos pelo equipamento. A interpretação dos dados será facilitada com a elaboração de tabelas. O lançamento das transmissões ocorreu na manhã desta terça-feira (30), na Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Instalado no município de Lontras, o radar cobre 77% do território catarinense e possibilitará mais precisão às previsões meteorológicas. “Entramos no século 21 no que tange à previsão de riscos e alterações meteorológicas”, disse o governador interino, desembargador Nelson Schaefer. Com as informações geradas pelo radar, as estruturas de Estado terão tempo para agir preventivamente nas áreas usualmente mais atingidas por catástrofes climáticas, conforme o governador.

Diferente de uma imagem de satélite, que mostra uma tendência de chuva, por exemplo, o radar informa com precisão onde a chuva vai ocorrer e com que intensidade, com até duas horas de antecedência. “Com essas informações, é possível identificar a região que será atendida, gerar alertas e reduzir impactos”, explica o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Antes da instalação do novo equipamento, as equipes de meteorologia e Defesa Civil contavam apenas com as informações de satélite e com o radar da Aeronáutica instalado no Morro da Igreja, em Urubici. “Por se tratar de um equipamento para monitoramento do tráfego aéreo, aquele radar oferece imagens de camadas mais altas. Não tínhamos informação das camadas mais baixas”, diz o secretário.

O radar atinge até 400 quilômetros de raio e cobre 191 municípios. A previsão da secretaria é de que um novo radar seja adquirido e instalado na região de Chapecó, para cobrir o restante do território – parte do Oeste e do Sul. Já estão sendo feitas tratativas com o governo federal para liberação de recursos. Até que um segundo equipamento seja adquirido, as equipes vão contar com parcerias existentes para liberação de informações fornecidas por equipamentos instalados nos estados vizinhos.

Investimento
A montagem do radar meteorológico de Lontras, produzido nos Estados Unidos e na China, teve início no primeiro semestre de 2014. O equipamento custou cerca de R$ 9,5 milhões.
 

 

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar