Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/10/2016 - 11h13min

Governador visita futura sede do Museu da Comunicação

Imprimir Enviar
Governador visita prédio que recebeu R$ 2,4 milhões em investimentos para sediar o museu

O governador Raimundo Colombo fez uma visita, na manhã desta terça-feira (25), ao prédio que vai sediar o Museu da Comunicação Catarinense e as dependências da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis. A obra de reforma e ampliação, um investimento de R$ 2,4 milhões do governo do Estado por meio do programa Pacto por Santa Catarina, está na fase final de execução, com 99% das atividades concluídas.

“O Museu da Comunicação vai preservar o passado, conservar o presente e projetar o futuro. Vai ser um museu totalmente interativo, não nos moldes convencionais. Vai contar a história da imprensa catarinense desde o seu surgimento, em 28 de julho de 1831, com a publicação do jornal o Catharinense”, disse o presidente da ACI, Ademir Arnon. O convênio para reforma e cessão do prédio foi firmado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, mas o governador Raimundo Colombo foi o grande entusiasta desse projeto, de acordo com Arnon.

Durante a visita, Colombo disse que, agora que as obras estão praticamente concluídas, “o objetivo é construir o modelo de administração do museu da imprensa de Santa Catarina e entregar essa grande oportunidade de conhecimento da nossa história, dos nossos valores e das pessoas que se destacaram em Santa Catarina. A ideia é fazer a administração compartilhada do espaço”. A ACI está prospectando parcerias para viabilizar a gestão do museu.

O prédio
A futura sede do Museu da Comunicação fica no bairro Agronômica, nas imediações do Hospital Infantil Joana de Gusmão. De propriedade do Estado de Santa Catarina, o prédio foi construído em 1950 e tem sua fachada tombada como patrimônio histórico pela referência arquitetônica da época. O local foi o Abrigo dos Menores por 42 anos e recebeu 1,8 mil crianças e adolescentes.

A obra realizada no prédio, que tem cerca de 1.100 m² em três pavimentos, compreendeu a restauração, reforma e ampliação, com a construção de um auditório, cafeteria e um espaço para exposições temporárias de artes, lançamentos de livros, cursos, palestras e seminários. A área destinada ao museu será dividida em quatro espaços, para expor a história do rádio, do jornal impresso, das mídias eletrônicas e da televisão. O museu contará com uma biblioteca e hemeroteca para arquivos de áudio e imagens. Haverá um sistema interativo com paredes virtuais para projeção de imagens e feixes de som direcional, telas e mesas touchscreen com tecnologia de toque infravermelho, que farão do museu um ambiente atrativo também para as novas gerações.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar