Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2017 - 13h08min

Fundação Pró-Rim apresenta balanço de 30 anos de atividades

Imprimir Enviar

Atendendo a um requerimento do deputado Darci de Matos (PSD), a sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (23) foi suspensa para que o presidente da Fundação Pró-Rim, Marcos Alexandre Vieira, se manifestasse sobre os trabalhos realizados pela entidade, que completa 30 anos de existência.

A fundação, disse, deve-se à iniciativa dos nefrologistas José Luiz Vieira e Alexandre da Luz Filho, que em 1987 uniram esforços para oferecer à população serviços em saúde com maior qualidade.  “Foi assim que a Fundação Pró-Rim foi criada, para tentar ser um braço do Estado, das instituições que prestavam serviços renais, para garantir um tratamento diferenciado aos pacientes, porque se viu que não se poderia fazer tudo pelo Sistema Único de Saúde.”

Atualmente, afirmou o dirigente, a fundação conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais com alto nível de especialização, equipamentos de última tecnologia e uma rede de mais de 100 mil colaboradores, o que possibilita a realização de mais de 80 mil sessões de hemodiálise e 1,5 mil transplantes.

Outro ponto destacado por Vieira foi a obtenção de um índice de sobrevida dos pacientes de 90%, equiparável aos do Japão, e de uma taxa de satisfação dos serviços que chega a 97%.

Neste sentido, ele citou a conquista de diversas certificações de qualidade, sendo a mais recente recebida na última semana, de uma instituição canadense. “Estamos muito felizes por isso, pois demonstra uma continuidade na qualidade dos serviços prestados aos catarinenses.”

Ele também pediu apoio dos deputados para a ampliação dos serviços oferecidos pela fundação. “Temos o sonho de construir um hospital voltado aos transplantes renais para atender a todos os catarinenses e também ao país.”

Na sequência, os deputados Roberto Salum (PRB), Kennedy Nunes (PSD), Cesar Valduga (PCdoB), Mauricio Eskudlark (PR), Neodi Saretta (PT), Ana Paula Lima (PT) e José Milton Scheffer (PP) manifestaram-se em apoio ao trabalho realizado pela fundação.

“A fundação é um exemplo do trabalho em voluntariado, não só para Santa Catarina, mas para o Brasil e quero aqui, em nome dos deputados e dos catarinenses, parabenizá-los por isso. Contem conosco em apoio pelos relevantes serviços prestados", disse Scheffer, ao final.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar