Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2018 - 16h34min

Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura tem nova presidência

Imprimir Enviar
Deputados Darci de Matos, Rodrigo Minotto, Kennedy Nunes, Moacir Sopelsa e Dóia Guglielmi ouviram o apelo de Nésio Medeiros, presidente da Faasc

O deputado Darci de Matos (PSD) é o novo presidente da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura Catarinense, ao lado de Rodrigo Minotto (PDT) na vice-presidência. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (4) em uma reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Durante o encontro também foi discutido o apoio do governo do estado ao 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (Conbrapi), que será realizado em Joinville de 16 a 19 de maio.

A frente parlamentar tem a finalidade de acompanhar as políticas públicas, programas e projetos da atividade apicultora e meliponicultora, além de estimular o aumento da produtividade e competitividade no setor.

“Nosso estado tem uma produção de mel significativa e queremos aumentar. Queremos dar apoio técnico, apoio financeiro, apoio de mercado para que essa atividade possa prosperar. Então daremos exatamente esse suporte para os produtores do nosso estado”, afirmou o o novo presidente.

Congresso
Entre os dias 16 e 19 de maio será realizado, em Joinville, o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. De acordo com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Santa Catarina é o terceiro maior estado produtor de mel.

Para o presidente da Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, é importante que o governo do estado apoie a realização do congresso: “Santa Catarina é uma referência para o Brasil, temos o melhor associativismo e a melhor tecnologia para produção de mel. E nós temos a realização de um grande evento, esse congresso tem um custo de aproximadamente R$ 500 mil e nós estamos articulando no sentido de solicitar ajuda do governo, através da Secretaria de Agricultura, para que o congresso seja realizado”, afirmou.

De acordo com a Epagri, em 2017, Santa Catarina registrou safra recorde de mel, sendo colhidas mais de 7,5 mil toneladas do produto, o equivalente a 25 quilos por colmeia. O número representa mais do que o dobro da média nacional, de 10 quilos.

Para o deputado Moacir Sopelsa (MDB), que já esteve à frente da Secretaria de Agricultura, é dever do estado dar o apoio necessário para a realização do congresso: “O congresso é um momento onde vamos poder conhecer cada vez melhor a estrutura e a produção de mel no estado, que é uma atividade presente em algumas milhares de propriedades de famílias catarinenses. Então o estado, além de dar a estrutura técnica da Epagri, da Cidasc, também tem o dever de contribuir pra que o evento possa ser realizado com sucesso”.

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar