Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2019 - 18h18min

Frente pesquisará perfil socioeconômico da juventude catarinense

Imprimir Enviar

Para conhecer o perfil socioeconômico do jovem catarinense, entre 15 e 29 anos, a Frente Parlamentar da Juventude da Assembleia Legislativa decidiu nesta quarta-feira (13), durante a primeira reunião do grupo, que vai encaminhar ainda esse mês às prefeituras, escolas de ensino médio, público e privadas, faculdades e entidades ligadas à juventude nos 295 municípios do estado uma pesquisa com mais de 50 perguntas. A previsão é de que as respostas estejam concluídas até fevereiro de 2020, no retorno das atividades do Legislativo, para serem utilizadas na elaboração de projetos e políticas públicas para atender a demanda destes catarinenses.

A proponente e coordenadora da frente, deputada Paulinha (PDT), explica que a ideia é encontrar por meio desta pesquisa o que é e o que sente a juventude. Uma das ações, a partir da conclusão deste diagnóstico, ressalta a deputada, será estabelecer um calendário de atividades denominado de rodadas de conversa, que serão realizadas em todas as regiões do estado, com a presença de deputados e representantes da juventude organizada que atuam conjuntamente com a frente parlamentar para discutir ações concretas em prol dos jovens. “A riqueza do nosso trabalho será encontrada no resultado desta pesquisa.”

Na pesquisa estarão perguntas sobre o estado civil, onde vivem, expectativas de futuro,  conhecimentos dos jovens e áreas de interesse, entre outras questões. Paulinha destacou ainda que a proposta da criação da frente e da elaboração deste diagnóstico ocorreu devido à constatação de que Santa Catarina é o estado da federação que tem um dos maiores índices de jovens presos, entre as idades de 18 e 29 anos. “A nossa população carcerária é de 70% de jovens, enquanto que a média nacional é 54%. A nossa juventude está ingressando no mundo do crime com muito mais volume que em outros estados e isso ocorre, acredito, pela invisibilidade que eles têm.”

Voltar