Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2018 - 13h19min

Fotografias contemplativas integram exposição de Zé Paiva na Alesc

Imprimir Enviar
Zé Paiva expõe 16 fotos de sua autoria na exposição "O Somsilêncio da Imagem"

A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebe até o dia 19 de novembro a exposição “O Somsilêncio da Imagem”, do fotógrafo Zé Paiva. São 16 fotografias contemplativas, feitas em diversos lugares do mundo. A mostra foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (30)

As imagens expostas na Alesc estão acompanhadas de haikais (poemas curtos de três linhas) de Matsuo Bashô, um poeta japonês do século XVII. Para Zé Paiva, os poemas têm a combinação perfeita com as fotos da exposição.

“Quando comecei a meditar, há oito anos, me dei conta que a fotografia que eu faço tem muito a ver com a contemplação e com a meditação. Passei a trabalhar mais com essa relação nas fotos”, afirma Zé Paiva, que morou 32 anos em Florianópolis e atualmente vive em uma aldeia budista.

O texto de apresentação da mostra é do escritor Fábio Brüggemann e o design de Maurício Paiva. Para criar a identidade visual da exposição, Paiva pesquisou a cultura japonesa e chegou num resultado muito interessante que lembra a caligrafia dos ideogramas orientais.

O artista Zé Paiva trocou a engenharia pela fotografia em 1984 e desde então viaja por todo o planeta criando imagens. Pós-graduado em Fotografia pela Univali, já foi professor na ESPM, Udesc e Furb. É autor dos livros Expedição Natureza Catarina, Natureza Gaúcha e Natureza Tocantins. Suas fotos foram selecionadas para a coleção Pirelli Masp em 2009. Em 2012, Zé Paiva recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

A mostra “O Somsilêncio da Imagem” é inédita. É uma das exposições selecionadas pelo Edital de Seleção de Projetos para Ocupações Artísticas da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, realizado pela Gerência Cultural da Alesc.

O público pode visitar a exposição, situada no hall do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. A entrada é gratuita.

Voltar