Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2013 - 16h11min

Fórum promove ações sobre o dia de combate à violência contra o idoso

Imprimir Enviar
Coral da Faculdade da Maturidade de Palhoça se apresentou no hall da Assembleia. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa promove nesta quinta-feira (13) eventos alusivos ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. No início da tarde, o Coral da Faculdade da Maturidade de Palhoça e o Grupo de Seresta do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/UFSC) se apresentaram na escadaria do hall da Assembleia Legislativa.

Segundo a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), coordenadora do fórum, à medida que aumenta a população idosa no Brasil, devido ao crescimento da expectativa de vida, cresce o número de casos de violência contra os idosos. “Esses números estão crescendo de forma assustadora. E a maioria dos casos é registrada no seio familiar. 51% dos agressores são os próprios filhos”, diz a parlamentar.

Dirce alertou para a necessidade de conscientizar a população a denunciar os casos de maus-tratos contra idosos, por meio do Disque 100. “E não temos só os casos de violência física. Há aqueles idosos que são abandonados pela família ou explorados por ela. O Estatuto do Idoso é claro que é dever da família zelar pelos cuidados com o idoso”.

Além da apresentação do coral, o fórum promoveu um debate sobre a situação do idoso, na sede do Conselho Municipal do Idoso, em Florianópolis.

Diagnóstico
O fórum parlamentar tem realizado uma série de audiências públicas pelo estado na busca de informações sobre a situação dos idosos. O objetivo, segundo a deputada, é, com base nos dados obtidos nas audiências, montar um diagnóstico que será entregue ao governo do Estado. “Esse diagnóstico vai orientar o poder público a criar políticas públicas que permitam um envelhecimento digno à população idosa de Santa Catarina”, afirma.

A próxima audiência pública será em Araranguá, no Sul do estado, na segunda-feira (17), às 14 horas, na Câmara de Vereadores do município.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar