Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2024 - 16h17min

Fiesc apresenta documento com sugestões para gestão sustentável dos recursos hídricos

Imprimir Enviar
Presidente da Fiesc, Mario Aguiar, entrega cópia da Agenda da Água ao presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) apresentou aos deputados estaduais, na tarde desta quarta-feira (22), a Agenda da Água, um documento que visa contribuir para a elaboração de uma política estadual voltada à gestão sustentável dos recursos hídricos. A apresentação foi feita pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa.

“A Fiesc está preocupada com a questão da água, um ativo fundamental para a vida, matéria-prima para todos os setores da economia. Um bem finito, que precisa ter um tratamento adequado”, afirmou o dirigente.

O documento foi elaborado com base em cinco pontos: suprimento, qualidade, falta, excesso e governança. Em cada um desses tópicos, a federação apresenta um diagnóstico da situação em Santa Catarina, além de fazer sugestões.

A agenda também traz dados alarmantes sobre a situação da água do estado. Conforme o diagnóstico, estima-se que em 2027, todas as regiões hidrográficas catarinenses estarão com balanço hídrico de crítico a insustentável, comprometendo ao acesso à água para consumo.

O estudo indica, ainda, os desafios do estado no esgotamento sanitário, na prevenção de cheias e no combate às estiagens, além de defender a elaboração de uma política estadual de adaptação às mudanças climáticas.

“Está aqui nosso alerta”, disse Aguiar. “Esse é um documento fundamental, de um ativo importante que o estado tem e que nós sabemos que não está se dando valor devido para esse ativo. Queremos discutir isso com toda a sociedade civil organizada de Santa Catarina.”

Cópias do documento foram entregues ao presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), e aos demais parlamentares. A íntegra está disponível no site da Fiesc e os interessados podem  apresentar sugestões.

“Quero parabenizar a Fiesc pela sensibilidade de estudar e oferecer alternativas a um tema tão importante como esse”, afirmou De Nadal. “Toda vez que a Fiesc nos provoca a discutir algo, sempre apresenta algo muito bem embasado. Esse estudo enriquece o trabalho do Parlamento num tema que estamos sempre debatendo.”

Os deputados Lunelli (MDB), Pepê Collaço (PP), José Milton Scheffer (PP), Nilso Berlanda (PL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Émerson Stein (MDB), Napoleão Bernardes (PSD), Marquito (Psol), André de Oliveira (Novo), Soratto (PL) e Jair Miotto (União) se manifestaram sobre a importância do tema e parabenizaram a federação pela elaboração do estudo.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar