Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/02/2017 - 14h57min

Feminismo, debates e cultura para marcar o Dia Internacional da Mulher

Imprimir Enviar
A escritora Márcia Tiburi será palestrante nos eventos programados para o dia 7 de março na Assembleia Legislativa. FOTO: Divulgação

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Ana Paula Lima (PT), prepara uma agenda intensa para o dia 7 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento visa debater e fortalecer a organização dos movimentos, além de garantir e ampliar direitos.

Todas as ações serão concentradas no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, onde ocorrerá o seminário “Os Direitos das Mulheres – na Perspectiva dos Novos Tempos”, que terá como palestrante a doutora em Filosofia e escritora Márcia Tiburi. Ela lançou diversos livros de filosofia, entre eles “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual” e “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”,  além do romance "Uma fuga perfeita é sem volta", que menciona Florianópolis. A palestrante é Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e colunista da revista Cult.

Além da presença da escritora, o seminário contará com a apresentação do case do Portal Catarinas  - Jornalismo e Perspectiva de Gênero -, com as jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araújo, e de uma mesa de debates sobre os “Desafios para as Mulheres em 2017: PEC 287 (fim da Previdência Social) e as Mulheres no Mundo do Trabalho”.

Como no ano passado, quando a Bancada Feminina realizou exposição de fotografias e o debate inédito sobre Mulheres no Cinema, este ano a programação também vai valorizar a visibilidade feminina nas artes. Entre os debates, haverá apresentações das cantoras Tatiana Cobbett – acompanhada de Marcoliva - e Dandara, e as pintoras Paula Schlindwein, Gabriela Goulart e Silvia Teske, que farão a abertura da exposição "Conexões Viscerais".

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Escola do Legislativo. Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

  • 8 horas - Credenciamento
  • 8h30 - Apresentação da Exposição “Conexões Viscerais” – A Mulher e o Universo das Artes – Paula Schlindwein, Gabriela Goulart e Silvia Teske.
  • 9h15 - Abertura oficial e sensibilização com a cantora e compositora Tatiana Cobbett com Marcoliva. Na mesa de abertura, as deputadas estaduais Ana Paula Lima, Luciane Carminatti, Dirce Heiderscheidt, representantes de instituições e entidades.
  • 10 horas - Paletra “O direito das mulheres na perspectiva destes Tempos” –Doutora em Filosofia e escritora Márcia Tiburi.
  • 12h30 - Almoço
  • 13h40 - Sensibilização: Cantora e compositora do grupo Sonora Floripa – Dandara Manoela
  • 14 horas - Lançamento da Programação do 13. Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11 - Transformações, Conexões, Deslocamentos. Será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 30/07 a 04/08/2017.
  • 14h15 - Apresentação do Case Portal Catarinas – Jornalismo e Perspectiva de Gênero- jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araújo.
  • 16 horas  - Mesa de Debate – Os desafios para as mulheres em 2017: PEC 287 (Fim da Previdência Social e Mulheres no Mundo do Trabalho) – centrais sindicais, movimentos de mulheres e feministas.
  • 17 horas - Transmissão do cargo da Coordenação da Bancada Feminina /Alesc da deputada Ana Paula Lima para a deputada Luciane Carminatti.
  • 17h15 - Encerramento

Linete Martins
Assessora de Imprensa - Bancada Feminina da Alesc
(48) 99129-5347

Voltar