Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/05/2019 - 21h39min

Federação Catarinense de Jiu-Jitsu recebe homenagem da Alesc

Imprimir Enviar
Ato na Alesc marcou os 25 anos de fundação da entidade
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Federação Catarinense de Jiu-Jitsu (FCJJ) foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em ato parlamentar solene realizado na noite desta segunda-feira (27), em Florianópolis. A entidade completou 25 anos em março deste ano. Durante a solenidade, proposta pelo deputado Jessé Lopes (PSL), além da FCJJ, foram homenageados professores, atletas e precursores da modalidade no estado.

“O jiu-jitsu representa um dos esportes mais atuantes no Brasil, que se tornou referência mundial nessa modalidade”, afirmou o deputado. Dentista de formação, ele praticou a luta durante 14 anos e se tornou faixa preta. Jessé também ajudou na reestruturação da FCJJ, em 2011. “É um esporte que tem uma história muito bonita, e ajudou na formação do meu caráter, com foco, disciplina e respeito à hierarquia.”

A federação foi fundada em 30 de março de 1994 por Crolin Gracie, um dos mestres do jiu-jitsu, membro da segunda geração da família criadora da modalidade. Ela interrompeu suas atividades em 2008, mas as retomou em 2011. Atualmente, segundo o presidente da FCJJ, Paulo Henrique Duarte, são 800 atletas federados. Para ele, a atividade mais importante da entidade é o projeto social realizado em 30 cidades com jovens até 15 anos.

Duarte destacou que uma das maiores conquistas da federação foi a inclusão do jiu-jitsu nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Ela estreou em 2018 como modalidade de introdução e está confirmada para a edição deste ano. “A inclusão no Jasc vai possibilitar que a modalidade tenha acesso a recursos para atletas e professores e vai aquecer o mercado, auxiliando também na formação de novos atletas”, comentou.

Crolin Gracie também foi homenageado durante o ato solene. Ele veio para Florianópolis em 1991 e trouxe a modalidade para Santa Catarina. “É uma modalidade de luta sem golpes traumáticos, que se transformou numa filosofia de vida, voltada para a disciplina, a autoconfiança, os cuidados com a alimentação”, resume do pioneiro. “O jiu-jitsu traz muitos benefícios para quem pratica. São amizades para a vida toda, uma grande família.”

O presidente da Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho, que também é faixa preta na luta, destacou que o jiu-jitsu, logo em sua estreia nos Jasc, no ano passado, foi a terceira modalidade com maior número de participantes. “Nesse ano, a expectativa é que tenhamos um número ainda maior de atletas”, comentou.

Durante o ato solene, os deputados Jessé Lopes e Mauricio Eskudlark (PL) foram homenageados pela FCJJ. Eskudlark foi um dos responsáveis pela mobilização que resultou na inclusão do jiu-jitsu nos Jogos Abertos. “É uma modalidade muito importante pois enfoca em pontos como a disciplina e a hierarquia, algo muito importante na formação do caráter de qualquer pessoa”, disse o deputado.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar