Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/05/2017 - 16h48min

Exposição retrata sensibilidade e capacidade das pessoas com nanismo

Imprimir Enviar
Mostra vai até o dia 12 de maio, no Floripa Shopping, na Capital

Em alusão ao Dia Estadual da Pessoa com Nanismo, comemorado anualmente em 25 de outubro, o Floripa Shopping, na Capital, recebe até o dia 12 de maio a exposição "Vidas iguais, tamanhos diferentes". Fruto de um projeto da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a fotógrafa Aline Palaoro, a mostra retrata através da fotografia a personalidade de algumas pessoas com nanismo.

A iniciativa busca mostrar que as pessoas com nanismo, mesmo diante das diferenças rotuladas pela sociedade, possuem beleza própria e são capazes de trabalhar, constituir família e especialmente conquistar seus sonhos. Segundo os organizadores, a exposição vai ao encontro das ações que visibilizem o nanismo, atribuindo a esta visibilidade mais respeito para com essas pessoas. 

Ao considerar o trabalho como uma realização pessoal, a fotógrafa Aline Palaoro descreve que o ensaio foi um momento de aprendizado e pura emoção. Com 28 fotos expostas, que mostram  a desenvoltura de 10 modelos com nanismo, Aline explica que o fato de o nanismo não ser um ensaio comum despertou seu interesse em realizar um trabalho extremamente atraente. Ela contou com o apoio do marido, Carlos Palaoro, que também é fotógrafo, na produção das imagens.

"As imagens por si revelam toda a capacidade das pessoas que possuem nanismo, por meio da sua desenvoltura, entre outras características, como sentimento e emoções. Esse trabalho influencia a sociedade a olhar essas pessoas com um olhar diferente, mais responsável, e para pessoas com nanismo, a experiência traz para suas vidas uma motivação maior para soltar sua espontaneidade."

Entre as modelos participantes do ensaio, a servidora pública Liana Hones, 30 anos, descreve sua experiência e as contribuições positivas que a oportunidade trouxe. Ao destacar que a legislação contribui positivamente para as conquistas, ela informou que Santa Catarina é pioneira em atribuir uma legislação voltada para o nanismo. Segundo ela, o Dia do Nanismo é dia de conscientização, de criar visibilidade, e além de tudo de reunir ações que possam promover a informação sobre o que é o nanismo. Ao considerar uma experiência incrível a chance de participar do projeto fotográfico, Liana  destacou que a oportunidade possibilita mostrar as pessoas com nanismo, suas belezas e suas diferenças. "Foi um dia para mostrar nossa beleza, reafirmar que o nosso tamanho não mede nossa capacidade", disse.

Legislação
Considerada um avanço em relação ao conhecimento do nanismo, a Lei 16.615 de 30 de abril de 2015, de autoria do deputado José Nei Ascari (PSD), foi instituída em Santa Catarina com o objetivo de difundir informações sobre a deficiência para combater o preconceito. Pioneira no Brasil, a legislação estabelece o Dia Estadual da Pessoa com Nanismo, visando sensibilizar a sociedade para um novo olhar, no qual não exista preconceito em relação às pessoas com nanismo. Atualmente tramita no Senado um Projeto de Lei de autoria do senador Romário (PSB-RJ), que busca instituir o Dia Nacional de Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar