Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2015 - 19h17min

Expoagro Concórdia é lançada na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Grupo de Gaiteiros Compasso FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

As atrações da Expoagro 2015, que este ano acontece de 22 a 26 de julho, no Parque de Exposições Senador Attilio Fontana, em Concórdia, foram apresentadas durante o lançamento da feira, na noite desta terça-feira (30), no hall da Assembleia Legislativa. Esta será a primeira vez que a exposição será realizada fora da Expo Concórdia, marcada para setembro.

Considerada uma feira exclusivamente agropecuária, a Expoagro programou para os cinco dias várias atividades envolvendo feiras e leilão de animais, além de palestras, seminários e atrativos culturais como a Festa Nacional do Leitão Assado. A comissão organizadora do evento estima receber durante o período de festa aproximadamente 50 mil visitantes, que prestigiam e contribuem, a partir de negócios, para o aquecimento da economia da região, em especial do município.

Durante a solenidade de lançamento marcada pela apresentação de um vídeo institucional apresentando o município de Concórdia, no Oeste catarinense, e suas potencialidades, entre elas a Expoagro, o prefeito de Concórdia, João Girardi (PT), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD), outros parlamentares e autoridades puderam prestigiar a apresentação do grupo de gaiteiros Compasso, da região.

Ao iniciar os pronunciamentos, Merisio destacou a importância da feira para a região, que mostra a organização econômica de Concórdia com mais de 400 animais expostos, entre ovinos, caprinos, suínos e equinos. O parlamentar lembrou que a sanidade animal é um fator importante conquistado pelo estado, além de abrir portas para o mercado enaltecendo o trabalho do produtor.   

Na condição de representante da região no Parlamento catarinense, o deputado Neodi Sareta (PT) lembrou que Concórdia é um município pujante em trabalho e qualidade de vida, que tem se destacado numa época de dificuldades. "Líder nacional na produção de suínos e aves, abriga a sede do maior frigorífico de alimentos da América Latina, possui a maior bacia leiteira catarinense e a sede da maior cooperativa de transportes do Brasil, a Coopercarga."

Já o prefeito João Girardi afirmou que serão cinco dias dedicados exclusivamente ao agronegócio. “Será um momento de troca de experiências e aprendizados que poderão ser colocados em prática para melhorar a gestão e os resultados obtidos na atividade rural.”

Segundo o secretário da Agricultura do município, Rudimar Scortegagna, está confirmada a presença de produtores de animais de Concórdia, de municípios do Alto Uruguai Catarinense e outras regiões do estado. "Com 130 espaços destinados às empresas ligadas ao setor agropecuário para exposição e venda de produtos, a feira visa a divulgação. A feira comercial vai ocorrer no ambiente externo do Parque de Exposições e no Tancredão."

Após a solenidade os convidados puderam degustar um coquetel com produtos coloniais da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf). 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar