Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2014 - 15h31min

Estudantes representam Santa Catarina no Parlamento Jovem

Imprimir Enviar
Jovens de SC do Parlamento Jovem, Crislaine Zago e Gustavo Perotti Ticiani, estão em Brasília com a coordenadora Clarice Zanetti. FOTO: Divulgação

Os vencedores da etapa Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Crislaine Zago, estudante da EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, e Gustavo Perotti Ticiani, do Instituto Federal Catarinense, em Concórdia, participam em Brasília da etapa nacional do programa, que ocorre entre os dias 22 e 26 de setembro.

Crislaine demonstrou a felicidade em vencer o prêmio e declarou da importância em ser a escolhida para ser a representante do Estado em Brasília. “Eu estava confiante que poderia vencer e sem dúvida é muito gratificante poder representar a minha escola e minha cidade em Brasília”.

A aluna também comentou sobre o projeto desenvolvido sobre bolsas escolares. “Como sou filha de agricultores e vou me formar este ano, comecei a procura por uma bolsa na faculdade, porém a distribuição é feita pela renda bruta, e não a líquida, por isso desenvolvi o projeto com intuito de fazer com que as bolsas sejam selecionadas de forma mais justa”, conclui a estudante.

No Estado, 36 estudantes se inscreveram no programa, que elaboraram e apresentaram um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil. Os projetos selecionados na etapa Estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa Nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolheu os melhores. Esta edição contou com o maior número de projetos enviados comparados aos anos anteriores, com um total de 2.079.

O programa oferecerá aos jovens selecionados a oportunidade de experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília. Os trabalhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.

Na última edição, em 2013, um dos representantes de Santa Catarina foi o estudante Filipe Schmitz, da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que elaborou um projeto de lei intitulado Mosaico Brasileiro que estabelece reascender a importância da contribuição das populações negra e indígena no cenário nacional, bem como a lacuna existente na formação educacional da comunidade escolar brasileira, ressaltando a importância das Leis Federais 10639/03 e 11645/08.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação


 

Voltar